A presidente Dilma Rousseff está prestes a acatar a proposta do governador Beto Richa e prepara a desoneração do transporte público para as grandes cidades. É a esperança do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Segundo a jornalista Natuza Nery, da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, “Dilma pretende dar uma punhalada na na oposição nessa fase do esquenta eleitoral. Pode vir aí uma desoneração forte para o transporte público”, disse Natuza na TV Folha do último domingo, 3.
A desoneração apontada por Natuza e estudada por Dilma é a contrapartida aos prefeitos Fernando Haddad (São Paulo), Eduardo Paes (Rio de Janeiro), José Fortunati (Porto Alegre) e Marcio Lacerda (Belo Horizonte) que seguraram no início do ano os reajustes das tarifas do transporte coletivo.
O subsídio federal é reivindicado pelos prefeitos desde 2005. O governador Richa adianta que na época era prefeito de Curitiba, reuniu os demais prefeitos das grandes cidades e tratou da questão. Os prefeitos escreveram uma carta ao presidente (na época, Lula) pedindo auxilio ao governo federal para reduzir a tarifa de ônibus em todo Brasil, isentando os tributos federais que incidem sobre a passagem e que chegam a mais de 25% do valor final. Até hoje não obtiveram resposta, mas parece que Dilma gostou da proposta.
Quem sabe fazer política mostra, quem não sabe justifica….. Esse é o caso do Prefeito Gustavo Fruet. O Prefeito trabalhando em parceria com o Governo Federal demonstra que sabe achar soluções para os problemas. Como ele não faz parte do grupo político do Governo do Estado, diretamente o povo de Curitiba e da região metropolitana sería atingido… Dilma de olho na reeleição em 2014 da uma tacada de mestre ajudando com o subsídio no transporte coletivo.