da Gazeta do Povo
Eles já tiveram a máquina municipal de Curitiba nas mãos e sabem quais são as dificuldades, quais os nós da prefeitura da cidade. Por isso a reportagem perguntou aos ex-prefeitos da capital paranaense que conselho dariam ao prefeito eleito, Gustavo Fruet (PDT), que recebe a estrutura pública do município no dia 1.º de janeiro. De todos os ex-prefeitos vivos, o único que decidiu não colaborar com a reportagem foi Cassio Taniguchi, prefeito entre 1997 e 2004. Veja o que os ex-prefeitos indicaram para quem está assumindo o comando da cidade:
Clique no (mais…) e confira a íntegra da reportagem
“Curitiba precisa de planejamento para o futuro. O Ippuc deve voltar a ser como era antes, com estrutura para pensar o amanhã. A luta contra o automóvel já perdemos. Não adianta fazer meia linha de metrô. É preciso separar as coisas pontuais, do dia a dia, do planejamento do futuro. É preciso ter grupos diferentes de pessoas para fazer cada coisa. Nós estamos lutando para que Curitiba não fique como São Paulo.”
Saul Raiz (prefeito entre 1975 e 1979)
* * * * *
Jaime Lerner (1971 a 1974, 1979 a 1983, 1989 a 1993)
Urbanista e ex-prefeito por três gestões, Jaime Lerner foi o que apresentou a maior lista de conselhos. E fez questão de enumerá-los:
1 • “Deixar de pensar a cidade só para o automóvel.”
2 • “Melhorar imediatamente a qualidade do transporte coletivo; é possível.”
3 • “Abolir a exigência de estacionamento, que está encarecendo o preço da moradia.”
4 • “Colocar Curitiba de novo na vanguarda, e trazer de volta a autoestima do curitibano.”
5 • “Trazer o jovem para o centro da cidade.”
6 • “Eliminar a burocracia na aprovação de projetos. Interessa o que uma edificação significa para o entorno e não detalhes que o próprio mercado define.”
7 • “Cuidar para que as leis de uso do solo não criem uma péssima arquitetura.”
8 • “Em cada bairro uma atração, uma coisa boa.”
9 • “Começar com secretariado menor e se necessário aumentar depois.”
10 • “Aos políticos, respeito, e não intimidade.”
* * * * *
O senador Roberto Requião disse que não tinha exatamente um conselho para dar, mas espera que o prefeito eleito cumpra as promessas de campanha, sobretudo o aumento de 30% para o orçamento da educação.
Roberto Requião (1986 a 1989)
* * * * *
“A terceirização excessiva é a moléstia que torna fracos os governos, consumindo sua capacidade de investir no que é novo. Deus o ajude nesse trabalho, senão será um prefeito pobre. Será feliz se não deixar o Instituto Curitiba de Informática mandar nele.”
Rafael Greca (1993 a 1996)
* * * * *
“Não tenho conselho a dar. O Gustavo tem todas as condições, está preparado, é competente para cumprir um bom mandato na capital.”
Beto Richa (2005 a 2010)
Grande Capital, mas ainda muito isolada. A grande capacidade do cidadão fica restrita ao que “ele” acha que é o mundo. Mas uma grande cidade, com excelentes pessoas.
Um abraço a todos!