O prefeito Luciano Ducci assinou nesta segunda-feira (17) o decreto 1959/2012 que regulamenta o serviço de táxi em Curitiba. O novo regulamento permite a ampliação no número de táxis, abre a possibilidade de o taxista ter uma segunda atividade e cria condições para que os motoristas contratados possam concorrer a uma licença para operar o serviço.
O aumento no número de táxis é uma das principais reivindicações da comunidade uma vez que a cidade conta com 2.252 táxis desde a década de 1970. O decreto assinado pelo prefeito Luciano Ducci amplia este número para 3.000 táxis. O processo para novas licenças será agora elaborado pela Urbs.
Aclamado pelos taxistas, o prefeito destacou as dificuldades para elaboração da nova Lei do Táxi e da regulamentação de forma a atender as necessidades da cidade e as demandas dos profissionais. “Foram feitas muitas reuniões, estudos, análises e tivemos um cuidado minucioso no aspecto legal para deixar tudo em ordem. Estou concluindo a gestão cumprindo mais um compromisso assumido com a cidade e com os taxistas”, disse ele, agradecendo o empenho de toda a equipe que atuou no processo.
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destacou a determinação do prefeito em resolver a questão do táxi em Curitiba. “Parabéns, Luciano. Mais uma vez você faz valer a palavra do homem público, a palavra do político correto, que cumpre o que fala.” Isfer também destacou a qualidade da nova lei aprovada em meados do ano e regulamentada pelo decreto 1959. “O Senado refez a lei do táxi, para adaptar uma lei federal à nosso lei aqui de Curitiba. Enquanto em nível federal esse assunto ainda está em discussão, aqui já temos uma lei, já temos um regulamento e já somos referência no assunto”, disse ele. “Tudo isso só foi possível graças ao trabalho de toda uma equipe e à determinação do prefeito Luciano Ducci.
Edson Fernandes, presidente da Associação das Empresas de Rádio Táxi também destacou a importância da nova regulamentação para a cidade. “É um passo decisivo para que o cidadão curitibano tenha um atendimento cada vez melhor e que atende tanto a população quanto o taxista”, elogiou. “Curitiba foi a primeira e ainda é a única cidade a regulamentar o serviço jde táxi com essa amplitude”, disse ele.
Curitiba tem 2.252 táxis, sendo 2.227 convencionais, 21 executivos e quatro adaptados para pessoas com deficiência. São 358 pontos de táxi. Do total de táxis, 67,6% operam com rádio táxi.
Todas as informações sobre o serviço de táxi estão disponíveis no site da Urbs (WWW.urbs.curitiba.pr.gov.br) , o que inclui endereços dos pontos e relação das empresas de radio táxi, além de legislação e tabela de preços. Para localizar a página clique em Transporte e em seguida em Táxi.
Esse nosso prefeito é 5 estrêlas.