Arquivos

Categorias

Aos 58 anos, Copel retoma expansão no país

A Copel completou, nesta sexta-feira (26), 58 anos de fundação com um amplo projeto de expansão de suas atividades para retomar sua trajetória e ganhar mais espaço no mercado elétrico brasileiro. “É o momento de celebrar e de sentir orgulho pelo que já foi realizado. Mas é, também e principalmente, oportunidade para lançar um olhar sobre os desafios presentes e futuros”, afirma o presidente Lindolfo Zimmer.

Nos últimos dois anos a Copel ampliou suas atividades e passou a marcar presença em outros oito estados brasileiros, além do Paraná. A empresa executa obras e projetos de vulto nas áreas de geração e de transmissão no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O patrimônio líquido da empresa, segundo o balanço encerrado em 30 de junho de 2012, atingia R$ 12,2 bilhões e o quadro de empregados na mesma data totalizava 9.540 pessoas. A galeria de premiações da Copel inclui títulos como o de melhor empresa brasileira do setor, apontada nos levantamentos de 2010 e 2012 das “500 Maiores da IstoÉ Dinheiro”. Também é uma das três companhias de serviço público mais respeitadas no mundo de acordo com a pesquisa da PriceWaterhouse Coopers e do jornal inglês Financial Times.

A estatal paranaense é a melhor da América Latina no setor elétrico, segundo a revista norte-americana Global Finance, e a concessionária que – na avaliação dos próprios clientes – presta o melhor atendimento no Brasil (Prêmio Abradee, por duas vezes consecutivas) e na América Latina (Prêmio Cier – Comissão de Integração Energética Regional).

As ações da Copel, negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri, integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, uma seleção que reúne ações de companhias comprovadamente comprometidas com os princípios da sustentabilidade empresarial. O conceito avalia medidas de responsabilidade social e ambiental, a ética e a transparência. Na bolsa paulista, as ações da Copel integram o Nível 1 de Governança Corporativa.

SERVIÇOS – Os serviços da Copel cobrem praticamente todo o Paraná. São quase 4 milhões de pontos de consumo, perfazendo índices de atendimento de praticamente 100% no meio urbano e superior a 95% nas regiões rurais. O universo de consumidores diretamente atendidos é integrado por 3,1 milhões de residências, 83 mil indústrias, 323 mil estabelecimentos comerciais e 376 mil propriedades rurais.

Para atender a esse mercado, que se espalha por 1.115 localidades em 396 municípios (393 com atendimento integral e três com atendimento na área rural), a Copel construiu, opera e mantém um parque formado por 25 usinas (19 próprias e 6 em parcerias), cuja potência instalada totaliza 5.158 MW (megawatts). O sistema próprio de transmissão é composto de 2.000 quilômetros de linhas e 31 subestações nas tensões de 230 mil volts e superiores.

A malha de distribuição é formada por 185,5 mil quilômetros de linhas e redes. A extensão é suficiente para dar quatro voltas e meia ao redor da Terra pela linha do equador. São 356 subestações – todas automatizadas e comandadas à distância. O sistema de telecomunicações tem 8,4 mil quilômetros de cabos ópticos instalados no anel principal e mais 17 mil quilômetros nos radiais e acessos, cobrindo as 356 cidades paranaenses, além de duas em Santa Catarina.