Arquivos

Categorias

“Tem candidato pegando ideias nossas”, diz Luciano Ducci

O prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), é o entrevistado desta segunda feira do Jornal do Estado. Veja a seguir um trecho da reportagem de Ivan Santos:

Jornal do Estado – Curitiba tem hoje a maior proporção de veículos por habitantes entre as capitais. Como evitar o estragulamento do trânsito diante da facilidade cada vez maior para que as pessoas tenham seu próprio carro?
Luciano Ducci – As vezes sou meio criticado por defender o direito das pessoas terem seu veículo, melhorarem de vida e realizarem o sonho de comprar um carro. A gente tem que aceitar essa situação e avançar no transporte coletivo para que as pessoas deixem o seu carro em casa.

E nós temos feito isso. A nossa gestão implantou o Ligeirão com o Boqueirão-Centro-Pinheirinho, agora está fazendo o Santa Cândida-Praça do Japão e para o ano que vem está programado o Centenário-Campo Comprido, com linhas onde o deslocamento é muito mais rápido do que o convencional. Vamos fazer uma grande intervenção no Interbairros 2.

O projeto está pronto, não é uma ideia ou um ‘ouvi dizer’. Tem muito candidato pegando ideias nossas que estão prontas e soltando, mas sem saber como vai ser e como vai acontecer. Nós sabemos. Estamos já tentando viabilizar os recursos para começar a implantar o ano que vem. Vai envolver inclusive faixas exclusivas para ônibus. Vem também o metrô com o mesmo objetivo de melhorar o transporte público.

O ônibus híbrido-elétrico, que é uma novidade, muito menos poluente. É a primeira cidade da América Latina que vai ter. E também temos avançado bastante na parte viária com essas grandes obras, que causam um certo tumulto, mas depois melhoram bastante a fluidez.

As trincheiras que estamos fazendo, os viadutos na Linha Verde programados dentro do Cepac. Também na questão das bicicletas, que estão falando muito, tem gente andando de bicicleta pela primeira vez na vida em tempo de campanha. Tem gente que nunca andou de ônibus vai andar na época de campanha. Nós não.

A gente trabalha. Sabemos o que estamos fazendo. Temos colocado ciclovias associadas em todas as obras que estamos fazendo. Agora não consigo fazer tudo ao mesmo tempo. Não sou o candidato que tem uma varinha mágica, de oposição, que tudo está ruim, nada presta na cidade e vai resolver tudo de uma hora para outra.

A cidade é algo que está sempre em construção, é um processo permanente. Tem muita demagogia. Ninguém resolve tudo. Ninguém vai resolver que no horário de pico que você vai pegar a Visconde de Guarapuava e a rua vai estar vazia.

JE – O senhor acha que o eleitor tem consciência disso?
Ducci – Nós vamos tentar mostrar na campanha a verdade de como as coisas são. Não posso colocar na campanha um mundo imaginário, como algumas pessoas tentam.

JE – Na sua avaliação, quando o resultado de todas essas intervenções vão ser mais bem sentidas pela população?
Ducci – Como nós temos muitas grandes obras viárias em andamento. Acho que dezembro de 2013, muitas delas vão estar concluídas. Eu espero ser o prefeito que vai estar iniciando um monte de obras depois de 2013 também, porque a cidade não para.

Leia a íntegra da reportagem clicando AQUI