As últimas novidades no reaproveitamento de recursos naturais e de desenvolvimento sustentável estão em destaque na Feira Brasileira de Reciclagem, Tecnologia e Meio Ambiente Industrial, a Reciclação 2012, que termina neste sábado (30) no ExpoUnimed, em Curitiba.
O ex-ministro do Esporte e Turismo e pré-candidato do PMDB a prefeito de Curitiba, Rafael Greca, visitou nesta sexta-feira (29) a mostra, que acontece desde o dia 27. No local, conheceu vários projetos e iniciativas inteligentes de desenvolvimento sustentável.
Entre um estande e outro, Greca conversou com expositores e empresários que fizeram questão de apresentar os equipamentos, tecnologias, serviços e soluções ambientais de vanguarda lançadas no Brasil e no Paraná, nos últimos anos. O foco dos inventos é o cuidado ambiental e o desenvolvimento sustentável.
“Em 1993 (início da gestão Greca em Curitiba) já sabíamos que a ecologia é um bom negócio. Por isso é com alegria que vejo ideias novas, indústrias de reciclagem da Região Metropolitana de Curitiba”.
“Vim aqui na condição de candidato a prefeito de Curitiba inspirar minha imaginação, para desvendar esse admirável mundo da sustentabilidade, assimilando algumas ideias inclusive para meu plano de governo”, disse Rafael Greca.
Soluções inteligentes
A Feira Brasileira de Reciclagem traz as características de inovação e autenticidade. Um dos projetos que chamou a atenção de Greca foi apresentado pela empresa Ecoracional.
O sistema consiste na instalação de cisterna, filtros e soluções químicas para o reuso da água ou o uso racional da água de chuveiros e lavatórios, em empresas, casas ou indústrias.
Outra iniciativa parecida foi implantada pela empresa CICLODAGUA, gerenciada pelo engenheiro Ricardo Modesto. Com o slogan “Ecologicamente Viável, ecologicamente correto e socialmente responsável”, a companhia criou vários equipamentos para o aproveitamento da água da chuva, como o Filtro Separador de água, em cisternas.
A ideia é captar a água da chuva para o reuso em residências e condomínios na lavação de roupa, manutenção e higienização, em duchas, sanitários e piscinas.
Ecologicamente correto
A empresa Ecopol, que trabalha com o conceito “ecologicamente correto”, fez ampla demonstração sobre a importância dos produtos desenvolvidos pela sua equipe técnica. Rafael Greca acompanhou com bastante atenção todo o processo.
A companhia desenvolve produtos a partir de um mix de polímeros reciclados, catalisadores e resinas impermeáveis e ambientalmente corretos. Os artigos são feitos com base em resíduos de poliuretano – o mesmo material aplicado em espumas de geladeiras, micro-ondas, fogões e demais eletrodomésticos, considerados altamente degradantes ao meio ambiente, especialmente pelo longo período de durabilidade, cerca de 400 anos.
Vantagens
Com uma nova tecnologia, os produtos da empresa trazem algumas vantagens. Segundo o gerente comercial, Maicon Martins, entre elas o aspecto econômico, decorrente do uso de matéria-prima mais barata, com qualidade equivalente, ambiental por não agredir a natureza e o próprio apelo de marketing ambiental que pode ser projetado no mercado.
Com o poliuretano, a empresa fabrica placas de sinalização urbana e rodoviária, móveis e peças para indústrias, comunicação visual para diversas companhias, além de materiais específicos na construção civil como pisos, rodapés, portas externas, balaústres, embalagens, entre outros produtos. A empresa trabalha com a reciclagem de resíduos de poliuretano diretamente com o cliente, na orientação técnica, assessoria e modo de uso dos seus produtos.
Reaproveitamento industrial
Na Feira, Rafael Greca visitou ainda a empresa Ambicom, que recicla materiais eletrônicos como CPUs de computadores e aparelhos de celulares, para repassar novamente a indústria.
Segundo o proprietário da empresa de São José dos Pinhais, Natalino Zotta, existem inúmeros materiais reutilizáveis nesses equipamentos para a indústria, como ferro, cobre, prata, ouro, paládio, plástico, cabos, vidro, entre outros.
“Nós temos muito material de qualidade que pode e deve ser reaproveitado pela indústria”, destacou.
EcoBike
A última visita de Greca foi à empresa EcoBike Courie, que oferece um serviço diferenciado de atendimento comercial de entregas de encomendas.
A proposta, segundo a gerente comercial Priscila Cirino, é fazer entregas de encomendas por meio da contratação integral ou esporádica dos chamados bikers (ciclistas) uniformizados que utilizam bicicletas movidas por energia elétrica. “É um serviço otimizado, menos poluente e mais ágil”, garante.
A iniciativa animou o pré-candidato Rafael Greca. “Quero utilizar essa proposta ou uma ideia similar em meu plano de governo”, salientou.
Fotos: Geovanni De Luca
Deixe um comentário