Engenheiro com especialização em urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Greca (PMDB-PR), pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, idealizou, entre os anos de 1993 e 1996, quando era prefeito do capital paranaense, o Programa de Transporte Urbano de Curitiba.
O projeto foi viabilizado graças a recursos do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) na ordem de R$ 236 milhões, obtidos pela mediação política de Greca com os dirigentes da instituição financeira internacional. Sistema ampliado
Na época, a implantação do programa permitiu ampliar a infraestrutura urbana, em pavimentação e equipamentos, a rede de transporte coletivo à região metropolitana, durante a gestão de Greca e de outras duas administrações municipais subsequentes a dele.
“Não podemos esquecer que com os recursos do BID, aplicados no Programa de Transporte Urbano de Curitiba, implantamos os bi-articulados nas canaletas dos antigos ônibus expressos, bem como a construímos as Ruas da Cidadania”, reforçou Rafael Greca
Carta de Louvor
O programa mereceu do BID “carta de louvor” pela aplicação até l996, em tempo recorde, na gestão de Rafael Greca. Em quatro anos, o número de passageiros das linhas diretas de transporte aumentou de 200 mil ao dia para 350 mil ao dia, com o funcionamento de 13 linhas em Curitiba e com a integração metropolitana com Almirante Tamandaré, Pinhais, Araucária, Colombo, São José dos Pinhais e ao Aeroporto Afonso Pena .
Deixe um comentário