Arquivos

Categorias

Câmara vai discutir as potencialidades das Olimpíadas, anuncia João Arruda

Câmara vai discutir as potencialidades das Olimpíadas, anuncia João Arruda

A Câmara Federal será palco, no segundo semestre deste ano, de uma série de audiências e seminários para discutir as potencialidades das Olimpíadas, que serão realizadas em 2016 no Rio de Janeiro, no Brasil. Os debates fazem parte de três requerimentos do deputado João Arruda (PMDB-PR), aprovados na última semana na Comissão de Turismo e Desporto (CTD).

As propostas preveem a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento cultural, social e econômico da população brasileira e também uma análise do quadro de medalhas das Olimpíadas.

“Essas demandas nos foram trazidas por entidades como o Conselho Regional de Educação Física, equipes das mais diversas modalidades e até pela Federação Internacional de Educação Física e abrangem todo o esporte” destacou João Arruda.

Potencialidades
No primeiro requerimento, de número 177/2012, o deputado solicita a realização de um seminário na CTD para debater o Ciclo Olímpico Brasileiro, suas possibilidades e potencialidades.

“O momento que nosso país vive é especial. Vamos sediar o maior evento esportivo do mundo e precisamos entender o que se passa para explorar da melhor forma as potencialidades para o desenvolvimento do esporte, da educação e da cultura e do próprio desenvolvimento humano”, disse o deputado.

Para o evento serão convidados os ministros Aldo Rebelo (Esporte) e Aloízio Mercadante (Educação), os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, do Comitê Para-Olímpico Brasileiro, Andrew Parsons, além de representantes de entidades ligadas ao esporte.

Assinam também o requerimento os deputados Flávia Morais (PDT/GO), Otávio Leite (PSDB/RJ), André Figueiredo (PDT/CE), José Rocha (PR/BA), Luci Choinacki (PT/SC) e André Figueiredo (PDT/CE).

Seminários e audiências
Outro requerimento de João Arruda aprovado na CTD, sob o nº 179/2012, prevê a realização de audiências públicas regionalizadas sobre as Olimpíadas, em três das cinco regiões do país.

Foram sugeridas a cidades de Curitiba, pela Região Sul/Sudeste, Trindade em Goiás, pelo Centro Oeste e Fortaleza pela Região Nordeste.

Segundo o deputado, a realização de audiências e seminários em outras cidades do país, vai permitir uma descentralização dos debates em discussão na Câmara Federal e no Congresso Nacional.

“Hoje a população está tendo mais possibilidades de participar do processo parlamentar. Temos realizados diversas audiências sobre os mais variados temas em todo o país. Destaco também o e-Democracia, um portal da internet onde qualquer cidadão pode enviar sua sugestão para as comissões”, disse.

Audiência vai debater quadro de medalhas das Olimpíadas
O terceiro requerimento de João Arruda aprovado pela CTD, sob o número 178/2012, prevê a realização de uma Audiência Pública para debater “O Quadro de Medalhas e a análise do desempenho de cada país nos Jogos Olímpicos – A lógica da rivalidade política em prejuízo da intenção original das olimpíadas”.

Segundo o deputado a intenção é discutir a forma como o quadro de medalhas – ouro, prata e bronze – é utilizada em detrimento da real intenção dos jogos esportivos. “Há alguns anos vem se debatendo a forma que em especial a imprensa apresenta o quadro de medalhas, dando vitória ao país que tem mais medalhas de ouro, independente do número de medalhas de prata e bronze”, disse.

Outra situação destacada por João Arruda é com relação aos esportes coletivos. Por exemplo, a seleção vencedora tem creditada apenas uma medalha para seu país no quadro, mesmo que o time tenha mais de uma dezena de atletas.

“É importante criar uma cultura em que prevaleça o esporte como instrumento para o desenvolvimento humano e para promoção de valores, e não como tem sido usado como pretexto para a demonstração de superioridade perante o outro”, destacou o deputado.

Ainda de acordo com João Arruda, não há nas regras dos Jogos Olímpicos, internacionais e nacionais, essa classificação para o “ranking” e que a realização de uma olimpíada no Brasil seria uma ótima oportunidade para debater o tema.