Um grupo de vereadores de Paranaguá, no Litoral do estado, anunciou ontem que vai pedir na Câmara Municipal o afastamento do prefeito da cidade, José Baka Filho (PDT), por improbidade administrativa.
O pedido será feito com base na denúncia do Ministério Público do Paraná (MP), que acusa Baka de receber propina de quase R$ 1,3 milhão de empresas integrantes da chamada “máfia da merenda”. O dinheiro, segundo duas ações ajuizadas pelo MP na Justiça, pagou uma “comissão” a Baka por dois contratos de fornecimento de merenda e de material escolar para a prefeitura.Os vereadores que querem o afastamento de Baka já haviam solicitado por cinco vezes, em 2009 e 2011, a instalação na Câmara de um Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar a relação da prefeitura com a empresa SP Alimentação, acusada pelo MP de comandar o esquema de corrupção. Todos os pedidos foram rejeitados pelo plenário da Casa, pois Baka detinha a maioria de votos na Câmara.
O Legislativo de Paranaguá tem 11 vereadores. E quatro já se manifestaram a favor do afastamento: Marcus Roque (PMDB), Rafael Gutierrez (PR), Benedito Nagel (PSD) e Eduardo Francisco de Oliveira (PSDB).
Fonte: Gazeta do Povo
Deixe um comentário