O ex-prefeito de Guarapuava e ex-senador Nivaldo Kruger lança, no próximo dia 14 de maio, na Assembleia Legislativa, o livro “Primeira República das Américas”. A pedido do deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o ato vai acontecer durante a sessão plenária, no Grande Expediente.
“A Primeira República das Américas” é um trabalho de anos de pesquisas com mais de 300 páginas de textos e mapas, onde o autor traça um novo olhar sobre a história paranaense, a partir da ocupação dos jesuítas, no decorrer de cinco séculos de ações missionárias.
Segundo Nivaldo Kruger, é um livro geopolítico que mostra como nasceram e se extinguiram cinco grandes utopias, entre elas a primeira República Teocrática Guarani. A obra remonta a aspectos da Primeira República das Américas, fundada pelos jesuítas às margens do Rio Ivaí, entre 1610 e 1640, quando os jesuítas foram expulsos pelos bandeirantes.
O deputado Caíto Quintana já apresentou o livro na tribuna da Assembleia, em setembro do ano passado. “Quero usar este espaço para ressaltar o grande trabalho que tem feito este cidadão que já representou muito na política do Paraná”, disse o líder do PMDB na ocasião.
O autor
Nivaldo Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas mora com a família em Guarapuava desde a adolescência. Foi vereador, prefeito de Guarapuava durante três mandatos, deputado estadual, deputado federal e senador da República (2003) pelo estado do Paraná.
Além disso, exerceu outras funções públicas como presidente da Sanepar e da Paraná Ambiental. Foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
Kruger é autor de vários livros, além de inúmeras teses e artigos sobre o desenvolvimento do municipalismo e sobre a história do Paraná. (Com informações da Assessoria da Assembleia)
Foto: Everson Bressan
Deixe um comentário