do G1PR
Foram necessários cinco meses de isolamento em um apartamento em Curitiba para Tiago Iorc compor as onze canções de ‘Umbilical’. O segundo disco da carreira do cantor de 27 anos é resultado de “um processo de autoanálise” e será apresentado pela primeira vez no Brasil neste fim de semana, em dois shows, em Curitiba, no Teatro Regina Vogue.
“Foi um processo dúbio, pessoal e musical. Fui me desenvolvendo e escrevendo música. Um processo em conjunto. De tentar observar com mais cuidado as coisas que geralmente eu não estava prestando atenção”, contou Iorc.
Depois de emplacar sete músicas do primeiro projeto em novelas da Rede Globo e entrar na parada da Billboard do Japão, por ‘Let yourself in’ estar entre as mais tocadas, o jovem artista buscou um “cantinho” na capital paranaense, no fim de 2010, para se concentrar no último trabalho.
“Senti que já era a hora de fazer o segundo disco. Então coincidiu com o meu retorno pra cá, me estabilizei, encontrei o meu cantinho, o meu apartamento e fiquei aí uns cinco meses, bem tranquilo, só compondo”, explicou.
Com uma melodia calma e uma pegada folk, o novo disco já tem uma das faixas, “Story of a man”, na trilha sonora de Malhação. Sobre a música de trabalho que fala sobre fala sobre o tempo gasto com julgamentos, preocupações, reclamações, Iorc comenta que escreveu as primeiras estrofes há três anos e apenas em 2011 pôde finalizá-la.
“Eu escrevi, encontrei uma forma e deixei guardada. Quando retomei, na época das composições, pude concluí-la. E esse espaço de tempo do início e do fim teve muito a ver comigo. As estrofes que faltavam não tinham como existir antes. Foi um processo evolutivo”.
Sobre o título do álbum ‘Umbilical’, Iorc disse que a inspiração surgiu de uma música e a partir disso resultou todo o restante do trabalho. “Trata da minha conexão, então o cordão umbilical da minha vida com as coisas que me geram vida. O que faz sentido pra mim, o que me dá sustento para querer continuar aqui”, relatou.
Com um disco todo em inglês, quando questionado se isso de alguma forma seleciona o público Iorc conta que isso acontece sem querer. “Como fui morar na Inglaterra com 10 meses sempre falei inglês, então na hora de compor é natural, espontâneo. Parece que faz sentido pra música que eu faço. (…) Não é uma opção comercial, não opto por negar um público, nem tentar abraçar um público. Eu opto por fazer música, por fazer música assim”.
Ele ainda confessa que o repertório “soa tão natural” que há pessoas que conhecem o trabalho, mas não sabem que ele é brasileiro. “Existe a surpresa: ‘Ah ele é do Brasil, eu não sabia’. Até hoje acontece isso. Tem alguns comentários engraçados: ‘O Tiago está no Brasil’, mas não sabem que sou brasileiro”, entrega o brasiliense.
Nascido na capital federal, Tiago morou em vários lugares durante a infância, da Inglaterra, para os Estados Unidos e até o Sul do Brasil, em Passo Fundo (RS), ele chegou a Curitiba no fim da adolescência para fazer faculdade.
Formado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, em 2007, o cantor criou raízes e montou um “ninho” na cidade. “Como eu tinha morado aqui [em Curitiba] antes, o ninho foi se montando, fiz amizades, a cidade concentra minha história. Vou continuar aqui até quando fizer sentido. (…) Perdi a identidade de onde eu sou, posso ser de qualquer lugar”.
Para Tiago, a escolha de Curitiba para o primeiro show da turnê foi um casamento de vários fatores. “Coincidiu pelo fato de eu estar aqui, os músicos que vão participar estarem aqui, casou a data. Vários casórios”.
Serviço:
O primeiro show da ‘Umbilical Acoustic Tour’ será realizado neste sábado (28), às 21h no Teatro Regina Vogue, que fica no Shopping Estação, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Curitiba. Para esta primeira apresentação os ingressos estão esgotados, mas haverá um show extra no domingo (29), às 20h, no mesmo local.
Os ingressos custam R$ 40, e R$ 20 a meia-entrada, e podem ser comprados pelo site ou pelo call center (4003-1212). Mais informações no telefone (41) 2101-8292.
Após as apresentações, Tiago Iorc segue para Portugal lançar e divulgar o novo projeto. O próximo show no país está marcado para o dia 23 de junho, às 22h30, em São Paulo, no Café Paon. Ingressos já estão à venda pela internet.
Deixe um comentário