Do Portal Iguaçu
De janeiro até o dia 6 de abril de 2012, o Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu registrou 3.083 novos títulos eleitorais. O número de jovens em busca do documento cresceu 94% em relação ao mesmo período do ano passado. No geral, 5404 pessoas, de todas as idades, procuraram o órgão para regularizar sua situação eleitoral e se habilitar a votar esse ano.
A procura dos mais jovens é resultado de iniciativas que incentivam as pessoas com menos de dezoito anos a fazer o título, segundo Saulo Marques, idealizador da campanha “Se liga, galera – Votar é contribuir com a transformação da Nação”.Em abril, quando iniciou a campanha, cerca de mil pessoas deram entrada no título, segundo levantamento não oficial, feito pelo Fórum Eleitoral.
Para um dos organizadores do movimento, Rafael Osório, é fundamental a participação das novas gerações no processo democrático.
“É importante que os jovens tenham a consciência de que também podem influenciar positivamente nos rumos da sociedade. O primeiro passo é o voto”, avalia. A campanha “Se liga, galera” é coordenada pelo Movimento Jovem Cidadão de Foz do Iguaçu, com iniciativa do PORTAL IGUAÇU.
Como fazer – Podem fazer o primeiro título as pessoas que completarão 16 anos até a véspera do pleito, em outubro. O prazo para fazer o pedido é dia 9 de maio.
Basta comparecer ao Fórum Eleitoral portando RG ou certidão de nascimento e um comprovante de residência no próprio nome, ou em nome do pai, mãe ou irmãos. Homens com 18 anos completos em 2011 devem levar além dos documentos já citados, também o certificado e alistamento militar.
O Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu vai atender nos finais de semana 28 e 29 de abril, 5 e 6 de maio e no feriado de 1º de Maio, sempre das 13h às 17h. O horário normal de atendimento é das 12h às 18, a partir do dia 30, o Fórum estará atendendo das 9h às 18h.
Transferência – O Fórum Eleitoral já realizou 1.072 transferências de títulos, até o último dia 6 de abril. Para transferir o título são necessários RG e um comprovante de endereço com no mínimo três meses e no máximo um ano de emissão.
Eleitores com dificuldades de se locomover até ao cartório eleitoral podem solicitar a transferência para um cartório mais próximo. Segundo Chagas, o eleitor que tem algum tipo de necessidade especial vota em um espaço mais tranqüilo que o habitual sem tanta movimentação e, principalmente, de fácil acesso.
Deixe um comentário