O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), comemora hoje 57 anos de vida. Médico e nascido em Curitiba, em 23 de março de 1955, Ducci é casado, pai de dois filhos. Já foi deputado estadual, vice-prefeito e secretário municipal de saúde. Formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, é servidor de carreira há 22 anos na prefeitura de Curitiba.
Além do conhecimento na área de saúde, Luciano Ducci tem especialização em administração pública pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em março de 2010, assumiu a prefeitura no lugar de Beto Richa (PSDB), que deixou o cargo para ser candidato a governador do Paraná.
O MÉDICO
Em 1988, Luciano Ducci ingressou na prefeitura de Curitiba por meio de concurso público e começou a trabalhar na Unidade Municipal de Saúde Trindade, no bairro Cajuru. Médico pediatra, com especialização em pneumologia infantil na Universita Degli Studi Di Roma, na Itália, teve ascensão rápida na carreira.
Comandou o serviço de Vigilância Sanitária municipal e o setor de Assistência à Saúde, período em que criou a primeira central de marcação de consultas especializadas do Brasil, em 1994. Teve papel decisivo também atuando diretamente na municipalização dos serviços de saúde.
Com trabalho reconhecido dentro e fora da área médica, foi convidado em 1995 para fazer parte do governo do Paraná como diretor geral da Secretaria de Estado de Saúde, onde permaneceu por três anos. Em 1998, retornou à prefeitura de Curitiba como Secretário Municipal de Saúde e continuou criando programas inovadores, como o Mãe Curitibana, que serve de modelo para o país.
O programa foi copiado por Fortaleza, São Paulo e Pernambuco e se tornou referência até no exterior, recebendo prêmios internacionais por ser uma ferramenta indispensável na redução da mortalidade infantil.
Quando o programa Mãe Curitibana foi implantado em 1999, a taxa de mortalidade infantil na capital era de 17 crianças a cada 1000 nascidas vivas. Esse índice despencou para 8,9 a cada 1000 nascidas vivas em 2009, sendo o melhor indicador de todas as cidades brasileiras. Até agora, 150 mil gestantes já foram atendidas. O sucesso da iniciativa impulsionou a construção em 2006 da Unidade Mãe Curitibana, no bairro São Francisco, moderno centro que oferece atendimento pré-natal especializado e gratuito.
O POLÍTICO
O histórico de experiências bem sucedidas na administração municipal e no governo do Paraná levou um grupo de lideranças representativas da sociedade a estimular o médico a disputar a eleição. A idéia foi tratada como mais um grande desafio.
Além do perfil de administrador, o gosto pela política já vinha desde o final da década de 70, quando Luciano Ducci participou ativamente do movimento estudantil e da corrente socialista Libelu (Liberdade e Luta) em Curitiba.
Em 2002, foi eleito deputado estadual pelo PSB. Na Assembléia Legislativa, defendeu o aumento dos investimentos públicos no setor de saúde. Foi autor do projeto destinando mais recursos para a saúde por meio da aplicação da emenda constitucional 29, que define os valores a serem aplicados no orçamento estadual. É autor da lei que estendeu o programa Mãe Curitibana para todo o estado.
Após dois anos de mandato como deputado, Luciano Ducci resolveu aceitar o convite para ser candidato a vice-prefeito de Curitiba na chapa de Beto Richa. A dupla venceu em 2004 e foi reeleita em 2008. Nos cinco anos e meio de governo, participou ativamente da administração, das principais decisões e projetos para a cidade, numa parceria que fez a administração alcançar 80% de aprovação popular.
Além de vice, acumulou o cargo de secretário municipal de saúde até março de 2010. Neste período, promoveu a modernização dos serviços de saúde e o aperfeiçoamento no atendimento prestado a todos os bairros da cidade.
Deixe um comentário