Setenta homens da Guarda Municipal, 24 viaturas e dez unidades móveis reforçam a segurança no centro de Curitiba nesta quinta (2) e sexta-feira (3). É mais uma edição da Operação Abafa, que teve início em dezembro e já passou pelas outras oito regioões da capital paranaense. A ação concentrada no centro acontece em parceria com a Fundação de Ação Social, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Secretaria de Trânsito.
A operação é um mutirão de segurança que coloca a Guarda Municipal nos pontos mais vulneráveis e de maior concentração de comércio de cada bairro. No caso da Regional Matriz, 20 praças, terminais de ônibus e esquinas foram escolhidas para receber o reforço.
O secretário de Defesa Social, Nazir Chain explicou que as 116 câmeras instaladas, das quais 43 estão no anel central, permitem um vídeo-monitoramento constante por uma central de inteligência, o que aponta em tempo real os pontos mais vulneráveis, numa ação conjunta com a PM. “Assim que as câmeras localizam atitudes suspeitas, a informação é imediatamente repassa às equipes táticas, que se dirigem aos locais apontados”. Chain enfatizou também a importância da participação e apoio da população para garantir o sucesso das ações. “Pelo fone 153, recebemos denúncias 24 horas por dia e isso nos ajuda muito a monitorar a cidade”, afirmou.
Deixe um comentário