Arquivos

Categorias

Guata lança números 19 e 20 da revista Escrita

do Megafone

As páginas “Olhos” da Escrita 19 também tem fotos de Adriana Tashiro, Alinne Miskalo e Maria de Jesus Rodrigues. Esta última é cortadora de cana e educadora de adultos na pequena Paranapoema, no norte velho do Paraná. Maria aprendeu a fotografar numa oficina de educação para adultos e nunca mais parou. Seu ensaio sobre o corte da cana-de-açucar a faz artista e personagem ao mesmo tempo.
Ilustrações de Lalan Bessoni, Alissa Gottfried e Bruna Borba completam a parte visual da edição.

Entre as “Palavras”, a poesia fica por conta da jornalista Izabelle Ferrari, do historiador Giovane Lozano, da caloura do curso de Letras Monique Steffani, da estudante Lisete Barbosa e da educadora Dani Schlogl. Escrita 19 conta também com poemas da cantora e poeta paranaense, Neuza Pinheiro.

Já em forma de prosa, a lista é mais extensa e vai da gerente de marketing Keila Conci e do doutor em educação Daniel Machado à estudante Carol Miskalo. E, entre eles, contos, como o do jornalista e escritor Fábio Campana, que aborda a pugna em passar a limpo o passado de repressão e crimes contras os opositores do regime militar brasileiro. O estudante do curso de Relações Internacionais, na Unila, Chico Dênis, defende a importância da obra de seu conterrâneo cearense, o poeta Patativa do Assaré.

Em ensaios, Paulo Bogler trata da peça teatral “Invisível”, da Cia. Foz de Teatro, enquanto que a dramatuga e escritora argentina Isabel Sala apresenta um fragmento do texto para clows “Matar hambre”.

Escrita 20 traz a visão intimista lançada sobre as Cataratas do Iguaçu, lançada pela fotógrafa iguaçuense Carol Lopez. Sua obra dialoga com o texto sobre o tempo, do poeta Nilson Monteiro.

Também em fotografia, o jornalista argentino Claudio Salvador, produtor do blog “Bicho do Mato” comprova a possibilidade da boa convivência: um quati, uma gata e um urubu posam para a boa amizade, em uma aldeia guarani de Missiones, Argentina. O quati mama na gata e o urubu cata piolhos no quati. Já a historiadora e coeditora do blog “Fronteira Zero”, Andressa Back, nos mostra o cotidiano dos vendedores paraguaios nas calçadas da fronteira.

Além das fotos, a revista 20 conta com pinturas do iguaçuense Rogério Silva e da londrinense Patrícia Montini, ilustração de Bruna Borba e desenhos do adolescente Alexandre Bogler. A publicação conta, ainda, com a reprodução de uma escultura em papel, de autoria coletiva dos agricultores João Nunes, de Lindoeste, e João Medeiros, de Capitão Leônidas Marques e da educadora popular Vera Gislon, de Cidade Gaúcha.

A educação para jovens e adultos é abordada pela londrinense Maria Fiorato. A historiadora e blogueira gaúcha Cláudia Tomaschewski fala sobre a política utilizando versos. E o ensaio da jornalista curitibana, especialista em educomunicação, Lizely Borges, reflete sobre relação entre a televisão e o processo de construção de conhecimento.

Nesta publicação, a poesia leva a assinatura da professora universitária Alai Diniz, do iguaçuense Carlos Luz, do poeta paulistano Henrique Costa, da escritora baiana Ludmila Rodrigues, e das estudantes Kariny Wermouth e Angela Garofali.

Para finalizar as “palavras”, Escrita também tem contos de Silvio Campana e Vicente Ávalos, e crônicas de Célia Musilli e Izabel Campana.

Izabel, advogada no Distrito Federal, comenta sua participação nas páginas da Guatá. “A fronteira é única, em seu caldo cultural múltiplo. Ter um texto meu publicado na Guatá significa falar com essas gentes todas. A Revista tem um enfoque regional, mas cabe um universo nessa terra de fronteira. Moro em Brasília, mas tenho tenras lembranças de infância da Foz do Iguaçu de já faz uns bons anos. Saudades da terra encarnada, do tererê pra matar o calor que queima fácil uma curitibana como eu. Tenho guardado dentro de mim o tempo dos banhos de tanque, da coleção de pedras achadas no jardim da vó. Sei que Foz viaja um pouco dentro de mim, no sangue e nas memórias. E é muito bom saber que um pouco de mim, do que escrevo e divido, viaja também por Foz, nesta Revista tão bonita. Me dá muito orgulho poder participar deste projeto.”