A matéria é de Luis Kawaguti, da Folha de S. Paulo: O governo do Paraguai enviou uma força de mil homens (entre militares e policiais) para combater guerrilheiros do EPP (Exército do Povo Paraguaio) em San Pedro e Concepción -departamentos no norte do país há 17 dias em estado de exceção.
O EPP voltou a mobilizar as autoridades paraguaias no final de setembro, quando seis guerrilheiros explodiram uma delegacia e mataram dois policiais em Concepción, fronteira com o Brasil. Segundo estimativas do governo, o EPP tem hoje menos de 200 integrantes.O grupo surgiu de um partido que lutava pela reforma agrária e iniciou a luta armada há cerca de dez anos.
O estado de exceção, que vigorará por mais 40 dias, foi aprovado pelo Congresso, contra a vontade do governo. Ele flexibiliza regras para prisões e permite o uso de militares em operações de segurança dentro do país.
Segundo Filizzola, a medida não era necessária, pois a polícia teria condições de combater os guerrilheiros. Ele atribuiu a aprovação a “fatores políticos e eleitoreiros de alguns legisladores”. A senadora Acha disse que o Congresso agiu porque o presidente Lugo não estaria tomando as medidas necessárias contra o EPP.
Segundo ela, os líderes guerrilheiros eram muito próximos a Lugo, quando ele era bispo em San Pedro. Na época, disse ela, Lugo teria ainda ajudado a organizar invasões de movimentos de reforma agrária.
“Hoje eles [EPP] não têm mais associação com Lugo, mas [permanece] um vínculo forte. Por isso Lugo não quer que caia sobre eles o peso da lei”, disse. Filizzola negou qualquer ligação de Lugo com o EPP. “Isso é totalmente falso”.
Esses camaradasnforam fomentados e sustentados pelo bispo comedor, aí subiu ao poder e nao que mais os membros do EPP tao proximos dele. Também nao faz nada nem com campesinos e nem com esses genericos de milicos que outrora eram amiguinhos do bispo galã. Como diz aquele comentarista detetivao da fronteira, son HARINAS DE UNA MISMA BOLSA tipo 0000. Tchê quiero que me ayuden!!! Que se vayan a la miércoles!!!
Este Lugo, só sabe fazer e nao cuida, veja os filhos que tem como bispo, e agora o EPP ele tb nao controla mais e ainda é presidente de um pais e vcs acham que ele controla a corrupçao,desmando,campesinos,poder judicial, que esta em greve,e o Filizzola nao controla a filha, que é menor e sai dirigindo e cai numaa barreira policial, o que querem mais…
Mandarina da esquina, me ajude ai, tem maais um Bocudo da Fóz, vou pegar um coletivo e me mandar, agora vou tomar terere com terererupa e hacer my siesta..