Em entrevista à CBN hoje, Gustavo Fruet questiona o projeto do metrô de Curitiba, que na semana passada teve a liberação de R$ 1 bilhão feito pela presidente Dilma Rousseff.
“Há que se abrir o debate para se saber qual o melhor projeto, melhor sistema, discutir outras alternativas. Como a integração na Linha Verde, ou um anel de transporte na cidade, ou destinar estes recursos para a melhoria do sistema atual, como defendem técnicos como o Lubomir Ficinski. Sem se pensar, necessariamente, num primeiro momento, para implantar um transporte como o metrô”, disse Fruet à rádio.
Ouça o áudio: fruet debate
Dilma pensa bem diferente de Fruet. Em Curitiba, ela disse que no mundo inteiro, o metrô é um instrumento de democratização do espaço urbano e elogiou o prefeito Luciano Ducci. “É parceiro importante neste desafio que no Brasil tem sido a implantação dos metrôs. A ministra Miriam Belchior estava fazendo uma avaliação comigo, dizendo que entre os projetos apresentados, o projeto aqui, do Prefeito, era um dos melhores. Não vou dizer que era o melhor, porque senão me pegam depois, era um dos melhores.”
A presidente elencou pontos que considera destaques no projeto do Metrô Curitibano. “O projeto tem o aspecto de organizar o território. Permite também, ao transportar 400 mil passageiros por dia, uma redução imensa da emissão de gases do efeito estufa em Curitiba, um aspecto que contribui muito para a qualidade de vida para a população. É destaque também a tarifa única em toda a rede de transporte, que dá uma condição mais acessível aos cidadãos”.
Deixe um comentário