A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi) pretende levar aos deputados, durante a sessão de interiorização da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (19), um manifesto com três propostas de melhorias e investimentos na cidade que vão assegurar benefícios à toda região Oeste do Paraná.
Segmentos como infraestrutura e turismo, e a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), vão integrar as reivindicações do empresariado. Outra das reclamações será pela construção de viadutos em três importantes avenidas (Costa e Silva, Paraná e Garibaldi), desafogando principalmente a região norte da cidade, que cresceu significativamente nos últimos anos.
“A cidade tem várias demandas. Mas a Acifi e outras entidades estão focando em três pontos que julgamos os mais acessíveis para o momento de apresentação, na sessão de interiorização. Tivemos um crescimento na região norte e três viadutos ajudariam em muito o acesso viário. Estas demandas são antigas. Esperamos que a Assembleia interceda nas nossas demandas para melhorias na qualidade de vida das pessoas e também da cidade”, afirmou a presidente da Acifi, Elizangela de Paula Kuhn.
A expectativa da dirigente é que a discussão da implantação do curso de Medicina na Unioeste seja acelerada. Cerca de 30 entidades assinaram um documento em prol da criação do curso em Foz do Iguaçu. Além da formação de médicos para o atendimento regionalizado, o Hospital de Itaipu poderia, em parceria com o Estado, auxiliar na formação dos médicos. “Somos uma cidade pólo e ainda não temos um curso de Medicina. Teríamos um hospital-escola, em Itaipu, formando profissionais. A previsão seria de atendimento para 800 mil pessoas, entre brasileiros, paraguaios e argentinos”, avalia a dirigente da Acifi.
Potencial – Uma das principais referências turística do Paraná e do Brasil, Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Paraguai e Argentina, contando com as belezas naturais das Cataratas do Iguaçu, pretende reivindicar ao Legislativo que o Estado direcione mais recursos para o setor do turismo. Segundo Elizangela, a previsão orçamentária para a Secretaria de Estado do Turismo em investimentos será de R$ 1 milhão, em 2012. “Temos que pensar no turismo como segmento estratégico. E para isso, temos que investir em infraestrutura. Atualmente, 70% do turismo de Foz do Iguaçu é rodoviário. Mas é preciso garantir incentivos ao setor, que tem uma capacidade mobilizadora nacional e internacional”.
Moralização – As sessões de interiorização têm sido uma das importantes marcas do atual momento vivido pela Assembleia Legislativa. Assim, entidades e a sociedade reconhecem uma profunda mudança de comportamento, principalmente no resgate da credibilidade do Poder Legislativo. “A vinda da Assembleia é importante para nós. Primeiro porque permite esta aproximação com uma região do estado distante da capital. Este novo momento marca também o resgate da credibilidade e o resgate da Assembleia, desfazendo inclusive a imagem negativa que as pessoas geralmente têm dos políticos e da política. Por isso, a interiorização é importante para todo mundo”.
Deixe um comentário