Do blog Universo da Notícia:
A bancada paranaense na Câmara Federal vai atuar unida para reduzir o déficit de agências do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Paraná, estimado em 23 unidades. A garantia é dos parlamentares que participaram nesta terça-feira (27) da reunião com o ministro Garibaldi Alves (Previdência Social) agendada pelo deputado João Arruda (PMDB-PR).
O encontro de Garibaldi Alves com os deputados, sob a presidência do coordenador da bancada do Paraná, Fernando Giacobo (PR-PR), aconteceu na Câmara Federal. Os parlamentares se comprometeram a apresentarem emendas individuais ao orçamento da União para 2012. O ministro se comprometeu a destinar o mesmo valor de cada emenda para garantir a construção das agências, orçadas em R$ 1,2 milhão cada unidade.
“Agradeço ao coordenador Fernando Giacobo e a bancada do Paraná na Câmara por receber o ministro Garibaldi Alves nesta terça-feira (27)”, disse João Arruda. “Os colegas de bancada entenderam o posicionamento do ministro e vão apresentar emendas para suprir o déficit de 23 agências do INSS do Paraná”, informou.
EQUIPARAÇÃO – De acordo com João Arruda, a medida é importante para que o Paraná avance assim como os outros estados da região Sul do país. O ministro Garibaldi ainda ressaltou a importância de mais encontros na Casa.
“Deveríamos ter aqui, de dois em dois meses, um dia para a gente discutir os assuntos do ministério, em vez dos parlamentares irem lá, nós deveríamos vir aqui (no Congresso)”, disse Gabiraldi Alves. O ministro lembrou que recentemente esteve no Paraná, inaugurando agências do INSS em Cambará, Andirá e Mandaguari, no Noroeste e Norte do Estado.
Na última semana, João Arruda representou Garibaldi Alves na inauguração da agência de Prudentópolis. No mesmo dia, foi inaugurada a unidade de Imbituva. As ações fazem parte do plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) do INSS, que prevê a construção de 720 unidades em todo o país, nas cidades com até 20 mil habitantes. Destas, 38 são para o Paraná.
DEFICIÊNCIA – O número previsto não é suficiente, pois existem grandes regiões no Estado, que possuem apenas cidades com menos de 20 mil habitantes. Este é o caso do Vale do Ribeira. No início desta semana, João Arruda acompanhou lideranças políticas e sociais de Cerro Azul e Dr. Ulysses, em audiência com a Gerente Executiva do INSS de Curitiba, Mara Regina Sfier.
Participaram da reunião o prefeito de Cerro Azul, Dalton Luiz de Moura, a primeira-dama e os vereadores Porquinho (Cerro Azul) e Baixinho (Dr. Ulysses). No encontro eles explicaram que as duas cidades não dispõem de agência do INSS, fato que obriga os moradores a se deslocarem até outras cidades para buscar atendimento da Previdência Social.
A prefeitura de Cerro Azul já disponibilizou o terreno para construir a agência do INSS, faltando apenas os recursos, que poderão ser destinados nas emendas parlamentares de 2012. A Gerente Executiva do INSS, disse que o órgão tem interesse em ajudar os moradores do Vale do Ribeira. “Fico com o coração apertado em saber que àquela população não têm acesso aos nossos serviços”, revelou Mara Regina.
Deixe um comentário