Arquivos

Categorias

Professores protestam contra fechamento de turmas no Paraná

Professores de todo o Paraná estão atônitos com a informação de que o governo do estado trabalha no sentido de fechar turmas nas escolas da rede estadual de ensino.

Conforme a APP-Sindicato a retomada de tal medida, por parte da Secretaria de Estado da Educação, acontece após a entrega de um levantamento – feito pela Celepar – que apontou as turmas que tinham poucos alunos e que poderiam ser encerradas, informa o Universo da Notícia.

A direção da entidade repudia a política de fechamento de turmas em escolas da rede estadual de ensino. A APP-Sindicato já levou ao conhecimento da Secretaria nas pessoas do diretor geral Jorge Wekerlin, da superintendente Meroujy Cavet e do próprio secretário Flávio Arns, “é que estão sendo criadas classes superlotadas”.

A presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho, diz que “não concordamos, em hipótese nenhuma, que sejam unidas turmas e criada superlotação, enquanto lutamos pela diminuição no número de alunos por sala de aula. Este é o tipo de situação que os educadores não devem aceitar, pois resultará em prejuízo para todos. Casos excepcionais, com turmas que tenham, por exemplo, menos de dez alunos, podem ser discutidos. De qualquer forma, nenhum fechamento, independente de número, deve ocorrer sem a concordância e participação da escola” – ressalta.

Professores do município da região entraram em contato com este UN para denunciar o fato classificado como irresponsável e arbitrário do governo Beto Richa e do secretário de educação, Flávio Arns.

Conforme esses profissionais, a atitude prejudicaria a qualidade do ensino, já que superlotaria as salas de aula.

Na tarde de ontem (9), a presidenta da APP protocolou um ofício para o secretário de Educação. Nele, a direção da entidade solicita a suspensão do fechamento de turmas até a realização de uma reunião entre sindicato e governo.

A professora Marlei também conversou com a superintendente Meroujy Cavet, que garantiu que as escolas devem discutir o assunto e que, caso discordem das junções, devem redigir uma justificativa. Esta deve ser encaminhada à Secretaria, contendo os argumentos da unidade contra o fechamento.

“Como já havíamos dito, os educadores devem se reunir e redigir a justificativa, enviá-la para a Seed, com cópia para a APP, colocando a posição de cada escola sobre o problema. Além disso, a comunidade deve ser convocada e informada sobre as junções, para que também se manifeste”, orienta Marlei.

As cópias das mensagens das escolas para a Secretaria de Educação podem ser encaminhadas para a Secretaria Geral da APP-Sindicato, através do e-mail: [email protected]. No caso de dúvidas, as escolas também devem recorrer aos núcleos sindicais da APP em suas regiões.