O senador Roberto Requião (PMDB/PR) fez um balanço das viagens que fez durante seu recesso parlamentar. Uma das cidades visitadas foi Foz do Iguaçu e a fronteira paraguaia.
“Tive conhecimento da crise entre agricultores paraguaios descendentes de brasileiros ou brasileiros naturalizados em relação à terra que ocupam há 35, 40 anos”, contou Requião, que esteve com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para tratar do tema.
A manifestação de Requião está em vídeo, lá no alto da nota.
Segundo ele, há algum tempo atrás, um hectare de terra no Paraguai custava US$ 500. Hoje, o mesmo espaço é avaliado em até US$ 15 mil. “Isto provocou uma disputa dura no Paraguai pela propriedade da terra e principalmente dessas áreas de qualidade ocupadas por agricultores paraguaios de ascendência brasileira ou filhos de brasileiros nascidos no Paraguai”, explicou.
“A questão da terra é séria e eu tomei a iniciativa de marcar uma conversa com o presidente do Paraguai, o meu amigo Lugo. Comigo levei o vereador Hermógenes e o presidente do PMDB de Foz do Iguaçu, Sérgio Beltrame”, contou. O presidente paraguaio explicou que o país tem mais de 400 mil quilômetros quadrados. Mas, tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados de terra titulada além da sua área real.
“É uma confusão brutal que o governo do presidente Lugo herdou. Com a valorização da terra surge à disputa em cima de títulos que na sua maioria não são legais. Se, no entanto, a Justiça paraguaia determina baseada nesses títulos uma reintegração de posse, nada pode o governo paraguaio fazer, estaria de mãos amarradas”, avaliou o senador
Para tentar resolver o problema, o presidente criou uma comissão formada pelos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e essa comissão tem evitado despejos de terras produtivas, tituladas independente da discussão imediata do título. “Há uma tentativa de exploração em torno disso de transformar uma guerra entre o Brasil e o Paraguai absolutamente desnecessária. Não é uma questão brasileira, é uma questão paraguaia que tem que ser resolvida dentro dos marcos da soberania do Paraguai”, finalizou.
Tomara que prendam esse bosta do Requião por se intrometer na política de país alheio.
Que mala esse requeijão, sô!
que bosta este Perci.O cara senta em cima do rabo e fica detonando todo mundo?Quem presta pra vocÊcara?Você se acha mas, que foi que vocÊ fez na politica?
Você parece um bundão que quando esta por baixo fica gritando e quando esta por cima não soube o que fazer,parece o PT.tenta ser mais produtivo,um cara da tua idade só usa a net pra falar mal da vida dos outros.
Pode me xingar,afinal,não sabe fazer mais nada.
Eu vou estranhar entrar aqui e te ver falando algo de util.
Fidel, com esse nome e adpeto do Requião, você é que deve ser um bundão ou um apaniaguado dele ou um jaguara igual ao cubano.
Não vou nem entrar em detalhes com você, que parece ser um sujeito pelo menos letrado, já que escreve mais ou menos.
A net é o único lugar onde posso expressar meu descontentamento com essa politicalha canalha que envergonha o país e rouba o que é seu, meu, e dos seus filhos se você os tem e tiram o a saúde dos seus pais, algo que parece não incomodá-lo, já que você os defende, sinal que você (…)
PS.: comentário editado para evitar demandas judiciais
O governo paraguaio, o atual, nao está de maos amarradas, no que diz respeito a titulos e reintegracao de posse em terras de brasiguaios. O que tem, isso sim, sao as maos unidas aos CAMPESINOS como promessa de campanha. Ai nao dá para cumprir o prometido, fica nesse lero-lero. Identica a historia do nosso pedagio que estava no BICO DO URUBU.
Vou respeitar a opinião do blog, porém sob protesto, já que tudo o que eu havia escrito é do conhecimento público e publicado na imprensa nacional, estadual e municipal e acho que até na internacional.
Então…
fdp vc Perci…falei que vc é bundão e não fez nada quando era prefito de foz,meteu a mão na cumbuca tambem? Ou só os outros é que sãoruins?
e já analizarao porque estas terras estao valendo isso agora?Quanto trabalho deu aos produtores para chegarem a esse valor…. ALGUMAS tem esse valor… e se tem é porque forao trabalhadas, mecanizadas, a base de muiiiiiiiiiiiito esforco…