Por Cristina Rios, na Gazeta do Povo:
A economia paranaense cresceu acima da média nacional, segundo projeção do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes). O Produto Interno Bruto (PIB) do estado avançou 8,3%, enquanto a estimativa para o Brasil é de 7,6%. O forte crescimento reverte o fraco desempenho registrado em 2009, quando os efeitos da crise econômica fizeram o estado ter o pior número da série histórica. Naquele ano, a economia tombou 1,2%, bem mais do que a retração nacional, de 0,6%.
“Em 2010, além da safra agrícola recorde, houve uma recuperação do ritmo de produção da indústria”, lembra Julio Suzuki, coordenador de pesquisa do Ipardes. Embalada pelo aumento do crédito disponível, e puxada por setores como veículos, máquinas, equipamentos e alimentos, a produção industrial do estado cresceu 14% em 2010, segundo o IBGE.
As exportações também recuperaram grande parte das perdas de 2009, quando recuaram 26,39%. As vendas externas cresceram 26,31% em 2010 e somaram US$ 14,2 bilhões, puxadas principalmente pela recuperação dos preços das commodities agrícolas. Ainda assim, as vendas externas estão US$ 1 bilhão abaixo dos volumes de 2008. (Leia mais)
Deixe um comentário