Por Ivan Santos, no blog Política em Debate:
Após 16 anos de vida pública, o deputado Jocelito Canto (PTB) encerra sua carreira política hoje. Na eleição de 2010, ele decidiu não se candidatar após a aprovação da lei da Ficha Limpa. Em um dos processos que responde, o deputado foi condenado por improbidade administrativa, sob acusação de ter repassado R$ 100 mil dos cofres públicos à Santa Casa de Ponta Grossa, quando era prefeito da cidade, e fazer autopromoção ao entregar pessoalmente o cheque.
Canto começou no legislativo estadual em 1995 e desde então soma três mandatos na Assembleia Legislativa. No último mandato, ele registrou 100% de comparecimento nas sessões da Assembleia. “Para mim, o plenário é sagrado, ali que passamos a limpo o futuro dos paranaenses. É importante acompanhar todas as votações e discussões. Se um trabalhador não pode faltar um dia de trabalho, eu também não posso”, afirma.
Em 2000, Canto foi alvo de denúncia de corrupção na prefeitura por parte de um empresário da cidade, em reportagem de destaque no programa Fantástico, da Rede Globo. No ano passado, ele atribuiu a denúncia a uma tentativa de retaliação do então governador Jaime Lerner.
Ainda em 2010, o deputado foi novamente notícia nacional, quando ao discutir o projeto de transparência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), causou polêmica ao perguntar: “quem nunca fez caixa dois?”.
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário