\No momento em que deflagramos a batalha para o 2º turno, não podemos esquecer nem desprezar, de forma nenhuma, a imensa vitória que obtivemos no 1º. Vencemos não apenas pelos 47,7% de votos que nossa candidata, Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) obteve, mas pelos resultados nas eleições para o Congresso Nacional e para os governos estaduais.
Pela terceira vez consecutiva, o PT foi o partido mais votado no país. Elegemos 88 deputados federais e 12 senadores. Junto com os partidos que compõem a base do governo Lula – PMDB, PC do B, PSB, PR, PDT – conquistamos 60% dos votos para a Câmara dos Deputados, o que nos dá uma ampla maioria. Ganhamos, também, 3/5 do Senado, derrotando praticamente todas as lideranças mais expressivas da aliança DEM-PSDB.
Elegemos a maioria dos governadores, sem desconsiderar a vitória tucana em São Paulo, Minas e Paraná, o que exigirá de nós um esforço redobrado nestes Estados, nesta campanha do 2º turno. Para contrabalançar, vencemos as eleições presidenciais no Sudeste graças ao Rio e a Minas, onde devemos consolidar esta posição. Temos de retomar a dianteira no Espírito Santo e em São Paulo, onde perdemos por pouco e avançamos em comparação com as eleições anteriores.
Trecho de artigo do ex-ministro da Casa Civil Zé Dirceu. Para ler a íntegra clique AQUI
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário