Por Roger Pereira, em O Estado do Paraná:
Depois de exporem suas propostas para o desenvolvimento econômico do estado nas duas últimas semanas, com os temas agricultura e indústria e comércio, os principais candidatos ao governo do Paraná apresentam agora como pretendem dar estrutura para que essa produção circule por todo o estado e chegue para fora do Paraná e do país. O tema deste domingo é Transportes.
OSMAR DIAS – 12 PDT
A questão da infraestrutura de transportes é vital para o desenvolvimento do Paraná. Estima-se que a recuperação do sistema de transportes dependa de investimentos da ordem de R$ 6,6 bilhões. As estradas precisam ser melhoradas e o porto de Paranaguá precisa ser ampliado com o cais oeste para que mais mercadorias sejam exportadas, além de contar com um terminal de passageiros para o fomento ao turismo.
Entre as obras de infraestrutura rodoviária previstas no Paraná, incluídas no PAC 2, está, por exemplo, a da BR 153, construção do trecho de 50,5 Km entre Alto do Amparo e o entroncamento da BR 373 (Transbrasiliana). Também estão no pacote de obras do governo federal a ampliação do terminal de passageiros e construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais e melhoramentos no Canal de Navegação da Hidrovia Rio Paraná.
BETO RICHA – 45 PSDB
Elaborar o Plano Rodoviário Estadual, cuja última versão foi produzida em 1951 e o Plano Aeroviário Estadual, que possibilitará maior facilidade na obtenção de recursos e a priorização de obras.
Implantar o Programa Permanente de Segurança e Redução de Acidentes nas Estradas, para reduzir o número de acidentes e mortes e contribuir com o aumento do IDH do Estado.
Negociar com as Concessionárias a redução das tarifas de pedágio, despolitizando o tema.
Viabilizar a pavimentação do trecho Cacatu-Guaraqueçaba, com base no conceito "Eco-estrada" e asfaltar o acesso aos municípios de Coronel Domingos Soares, Mato Rico, Campina do Simão e Doutor Ulysses. (Leia mais)
Siga o blog no twitter
Deixe um comentário