De Gustavo Aquino, no CORREIO DO LITORAL:
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, propôs nesta segunda-feira (12), que a administração do Porto de Paranaguá volte a ser feita pelo governo federal. O ministro defendeu a ideia durante o fórum sobre o PAC 2 que reuniu em Curitiba empresários, organizações sociais e políticos. De acordo com Paulo Bernardo, nas mãos do governo federal o porto terá muito mais recursos.
Segundo ele, o Porto de Santos irá receber R$ 2,5 bilhões nos próximos quatro anos. “O investimento em Paranaguá é raquítico perto disso”, disse. Paulo Bernardo citou entre as justificativas da mudança um levantamento feito pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), que apontam uma queda na movimentação de soja pelo porto de 50% em relação ao total da produção nacional. O ministro salientou que não pretende brigar com o Governo do Paraná, que administra o porto.O Fórum Permanente Futuro 10 Paraná reuniu, na sede da Ocepar, os senadores Osmar Dias (PDT) e Flávio Arns (PSDB), 15 dos 30 deputados federais do Paraná e representantes de diversas organizações empresarias, sociais e de trabalhadores.
As propostas do Fórum serão encaminhadas ao governo federal e deverão contar com apoio da bancada paranaense no Congresso. Para o litoral foram propostos os seguintes projetos: construção de uma rodovia para ligar Antonina diretamente à BR 277, ampliação do cais oeste do Porto de Paranaguá e construção do Porto de Pontal do Paraná.
Deixe um comentário