O jornal Folha de S. Paulo, um dos principais do Brasil afirmou em sua edição desta quarta-feira (17), que para cumprir promessas de campanha, o prefeito DEMO/Tucano Gilberto Kassab (foto) vai penalizar os contribuintes. A penalização, segundo o jornalão, é o aumento de até 60% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), conforme prevê projeto de Kassab. Confiram:
O IPTU de Kassab
A IMAGEM de administrador austero cultivada pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab e seu partido, o DEM, sai arranhada com a alta anunciada no IPTU. Como de hábito entre governantes premidos pela dificuldade de cumprir promessas eleitorais, pune-se o elo mais fraco: o contribuinte.
A justificativa oficial -adequar à realidade de mercado a base que define o valor venal dos imóveis- é correta. Se houve valorização acentuada em certas regiões da cidade, é justo que proprietários paguem mais imposto sobre prédios e terrenos. A Planta Genérica de Valores não sofria atualização desde 2001.
Estima-se que, em alguns casos, o reajuste poderia exceder 300%, mas Kassab fixou teto de 40% para a alta em imóveis residenciais e de 60% para os comerciais. A elevação, se passar pela Câmara, vigorará em 2010.
Clique AQUI para ler a íntegra do editorial
Deixe um comentário