O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deciciu fazer o recadastramento de mais de um milhão de eleitores em 51 municípios. O processo, nos próximos meses, será obrigatório. Com o novo sistema de identificação, feito por meio das digitais e da foto do eleitor, a Justiça Eleitoral pretende acabar com as possibilidades de uma pessoa votar no lugar da outra.
O TSE estima levar, até 2016, o sistema para todos os eleitores brasileiros. O sistema de identificação pelas digitais do eleitor na hora do voto foi testado na eleição municipal do ano passado. De acordo com juízes eleitorais de São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS), a experiência foi um sucesso e atingiu seu objetivo principal, que é impedir a fraude na hora do voto. Além das três cidades, Búzios também já passou pelo processo neste ano.
Os eleitores dos 51 municípios selecionados, segundo o portal G1.com deverão procurar a Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento biométrico. A lista das cidades selecionadas – todas de pequeno porte – está no site do tribunal. Pelos cálculos do TSE, serão recadastrados 1.132.667 eleitores.
Deixe um comentário