Por Adriano Kotsan, na Gazeta do Povo:
Curitiba perdeu a posição de liderança entre as capitais brasileiras com maior desenvolvimento municipal humano no ranking elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2006 foi divulgado no domingo (23) e está a disposição no site da instituição. Entre 2005 e 2006 Curitiba apresentou um alto desenvolvimento, acima de 0,8% de crescimento, mas as capitais Vitória e São Paulo evoluíram ainda mais. No Paraná, a cidade de Londrina (Norte) ficou na primeira colocação entre os municípios com maior desenvolvimento no estado.
De acordo com a pesquisa, Vitória apresentou um IFDM de 0,8642 em 2006 e ficou na primeira posição. São Paulo aparece na sequência com 0,8568 e Curitiba com 0,8546. O estudo é composto por índices de emprego e renda, educação e saúde. Neste último quesito, Curitiba foi a capital que teve o maior índice com 0,9294 de IFDM. Nenhuma outra apresentou melhor desempenho.
Segundo a assessoria de imprensa do Firjan, a defasagem para apresentar os dados é em razão de o estudo utilizar apenas estatísticas oficiais. Somente agora em 2009 foi possível reunir ao mesmo tempo dos dados dos ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho. A primeira pesquisa foi divulgada no ano passado e era referente aos números de 2005. “Curitiba está bem posicionada no ranking. Ela avançou entre 2005 e 2006, mais Vitória e São Paulo cresceram mais. Curitiba está classificada com alto índice de desenvolvimento, acima de 0,8%”, explicou Patrick de Carvalho, chefe de desenvolvimento de estudos econômicos da Firjan. (Leia mais)
Deixe um comentário