Quando se anuncia a morte do jornal impresso, nunca os títulos de imprensa na França tiveram tanta audiência, se forem somados os leitores do jornal impresso, da Internet e do celular. Segundo o Estudo da Imprensa de Informação Diária, feito pelo instituto de pesquisa francês Audipresse, a audiência global do diário de esportes L’Equipe atingiu 8,3 milhões de leitores. Le Monde chega em segundo lugar, com 6,8 milhões. Vêm em seguida Le Figaro (5,3 milhões) e Le Parisien-Aujourd’hui en France (5 milhões). A informação se encontra na edição online desta segunda-feira (16) do jornal francês Le Monde.
Levando em conta só os leitores dos jornais impressos, observa-se que os diários ganharam mais de um milhão e meio de leitores em 2008 em relação a 2007. A audiência da imprensa diária nacional teve, assim, uma alta de 8,25% em 2008 em relação a 2007. Cada dia, em 2008, 24,3 milhões de pessoas leram pelo menos um título da imprensa diária, isto é, 48,6% da população com 15 anos e mais. No caso específico da França, a alta registrada é tanto mais importante porque ocorreu depois de um ano rico em acontecimentos de atualidade (eleições presidenciais e legislativas).
Os jornais mais lidos são os gratuitos, com mais de 4,4 milhões de leitores. Os jornais nacionais pagos tiveram crescimento de audiência entre 9,11% (Le Figaro) e 13,62% (Le Parisien). L’Humanité teve um crescimento de 26,70% (427 mil leitores diários) e France Soir, de 50% (237 mil leitores diários). Enquanto isso, as revistas tiveram, no conjunto, uma queda de 4,4% em um ano, num universo constante de 156 títulos. Também os títulos de imprensa feminina baixaram 4,4% em um ano, enquanto as revistas semanais de atualidades tiveram uma queda de 2,7%.
Deixe um comentário