O Jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (1º de outubro) divulgou a quinta rodada da pesquisa Datafolha com as intenções de votos dos eleitores no primeiro turno em Curitiba. Os números apontam queda de quatro pontos do prefeito e candidato a reeleição Beto Richa (PSDB) e podem abrir o precedente para mais especulações sobre manipulação de pesquisa. Richa sempre apareceu acima de 71%, com tendência de crescimento em outros cenários.
No novo levantamento do Datafolha, que tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, Beto Richa aparece com 68% das intenções de votos – nos quatro primeiros levantamentos o tucano aparecia com 72%, 71%, 71% e 72%. Sempre com margem de erro de quatro pontos.
Mas é nas intenções de votos da candidata do PT Gleisi Hoffmann que a manipulação dos números pode estar mais clara. A petista, que aparecia nos primeiros quatro levantamentos com 12%, 15%, 15% e 15%, agora aparece com um crescimento de 5% e chegou a 20% das intenções de voto. Fábio Camargo do PTB que aparecia nos primeiros levantamentos com 3%, 2%, 2% e 1%, voltou à marcar 1% das intenções de voto. Carlos Moreira do PMDB começou a série de pesquisas com 1% e manteve o índice até a quinta rodada e aparece com 2%.
Bruno Meirinho do PSOL começou a série com 1%, depois caiu para zero e agora aparece com 1% das intenções de voto. Ricardo Gomyde (PCdoB) tinha zero no primeiro levantamento, depois passou para 1% e manteve o índice na nova rodada. Maurício Furtado do PV não atingiu 1% das intenções de votos e Lauro Rodrigues do PTdoB não foi citado. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral. (CLIQUE AQUI para ver a notícia da pesquisa no telejornal Bom Dia Paraná da RPC, levado ao ar nesta quarta-feira)
É evidente que são manipuladas!!! Os interesses são muitos e no jogo do poder “goleiro não pode falhar”!! O problema é que quando passa a eleição, tudo cai no esquecimento!! É impossível que um candidato com a capacidade que tem o Moreira tenha esses índices. Esses números são realmente uma afronta a nossa inteligência!