Arquivos

Categorias

Carvalho reaparece

Do HoraH – www.horahnews.com.br

Maquiavel já dizia que política é uma arte somente capaz de ser alcançada por gente dada a astúcia e à vilania, despida do censo moral comum aos demais. Sob essa ótica fica fácil compreender as freqüentes mudanças de postura, ideologia e, até mesmo, de lado dos nossos políticos ou daqueles que ganham a vida à sua sombra.

O advogado Carlos de Carvalho foi uma espécie de super-secretário da administração Cassio Taniguchi em Curitiba. Passou, nos dois mandatos de Cassio, pela chefia de gabinete do prefeito e pelas pastas do Urbanismo e Finanças. Nos dois últimos anos de Taniguchi à frente da Prefeitura, Carvalho acumulou poder e prestígio a ponto de acumular funções e ditar os rumos do PFL.

Já diz o ditado, porém, que rei posto, rei morto. O período de Cassio Taniguchi no comando de Curitiba chegou ao fim e Carlos de Carvalho passou a se dedicar a seus negócios, entre eles, a Aeromídia, empresa que opera no ramo de marketing em aeroportos. Para garantir a prosperidade da Aeromídia, o ex-supersecretário trocou Cassio e o PFL pelo deputado federal Iris Simões, do PTB, um importante aliado junto a Infraero, que controla os contratos de publicidade nos aeroportos do país e cuja presidência é cota do partido no governo Lula.

Com o escândalo das sanguessugas e o suposto envolvimento de Simões no esquema, Carvalho tentou voltar ao time de Taniguchi, já em campanha para deputado federal, mas encontrou as portas fechadas. Aliados do ex-prefeito consideraram imperdoável a infidelidade de Carvalho que, diante do quadro hostil, se mudou de mala e cuia para a campanha de Fabio Camargo.

Para retribuir a ajuda, o deputado eleito abriu as portas da Casa Civil do governo Requião a Carlos de Carvalho. O ex-secretário de Taniguchi foi recebido, na última segunda-feira, pelo titular da pasta, Rafael Iatauro, sogro de Camargo, no quarto andar do Palácio Iguaçu. Carvalho encerra, assim, uma périplo suprapartidário, que passou por PFL, PTB e desembarca, agora, no PMDB.