Arquivos

Categorias

3 partidos estão à procura de “dono” no Paraná

3 partidos estão à procura de "dono" no Paraná 3 dos 32 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aptos a lançar candidatos nas eleições de outubro de 2022 estão sem direção no Paraná. Os diretórios estaduais de União Brasil, PMN e Unidade Popular não constam com estrutura legal vigente na Justiça Eleitoral. Segundo a lei eleitoral, somente pode participar de uma eleição os partidos que, até seis meses antes do pleito, tiverem registrado seu estatuto no TSE. Este prazo em 2022 é no dia 02 de abril.

3 dos 32 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aptos a lançar candidatos nas eleições de outubro de 2022 estão sem direção no Paraná. Os diretórios estaduais de União Brasil, PMN e Unidade Popular não constam com estrutura legal vigente na Justiça Eleitoral. Segundo a lei eleitoral, somente pode participar de uma eleição os partidos que, até seis meses antes do pleito, tiverem registrado seu estatuto no TSE. Este prazo em 2022 é no dia 02 de abril.

Maior partido do Brasil, o União Brasil 44 é o mais importante dentre os que ainda não contam com órgão de direção no Paraná. O partido, fruto da fusão entre o PSL e o DEM, já teve a união aprovada e o registro solicitado ao TSE, mas ainda não pediu de registro de órgão de direção no Paraná.

Anúncios

Por trás da indefinição no união Brasil, pode estar disputas internas entre os dirigentes das antigas siglas. Enquanto o PSL Paraná contava com uma comissão provisória presidida pelo ex-deputado Fernando Francischini, que teve o mandato cassado pelo TSE por propagar desinformação contra a urna eletrônica, o DEM (Democratas) contava com diretório definitivo sob a presidência do deputado federal Pedro Lupion e em Curitiba do prefeito Rafael Greca, importante liderança da sigla. Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, prometeu o comando do União Brasil no estado a Francischini, mas disputas internas podem alterar os planos.

Também não conta com comissão executiva provisória ou definitiva no Paraná o Partido da Mobilização Nacional (PMN). O partido ficou acéfalo no Paraná após o ex-vereador Chico do Uberaba deixar o partido, onde era presidente, e se filiar ao PRTB, legenda do vice-presidente da República Hamilton Mourão. Ele levou junto toda a diretoria do PMN no estado.

Anúncios

Por fim, o Unidade Popular (UP), legenda de esquerda que utiliza o número 80 nas urnas, também está sem direção no Paraná. O UP foi aprovado nacionalmente em 10 de dezembro de 2019, sendo o partido mais novo do país. O levantamento das informações foi feito pelo advogado Gilmar Cardoso a pedido do Boca Maldita.