O prefeito Luciano Ducci inaugurou, ontem (15), o Espaço Saúde Uberaba de Cima – a área de múltiplo uso comunitário, anexo à Unidade de Saúde, à disposição dos 16,5 mil moradores da área.
O novo Espaço Saúde homenageia o falecido médico Charles Champion Júnior, colega de Luciano na época em que ambos estavam se especializando em Pediatria e que se aposentou depois de mais de 20 anos dedicados às unidades Cajuru e Uberaba de Cima, na Regional Cajuru.
“É um belo lugar para que essa comunidade invista cada vez mais em qualidade de vida”, disse o prefeito, que inaugurou o novo equipamento com a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas; a conselheira de saúde local Terezinha Gowda; e os vereadores Professor Galdino, Émerson do Prado e Jair Cézar. As amigas Elizabeth Clodius, de 82 anos, Hulda Enns, de 63, e Erna de Oliveira, de 81, estão animadas. As três são aposentadas e se encontraram nas aulas de atividade física e, até então, faziam alongamento com a equipe do Núcleo de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps) no salão da paróquia do bairro. “Vão ser turmas menores, mas queremos ficar juntas”, disse Hulda.
Pode usar o Espaço Saúde desde quem precisa complementar o tratamento indicado por médico da Unidade de Saúde – como os frequentadores das reuniões dos grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes, adolescentes e pacientes de saúde mental – até quem procura ações de promoção e prevenção promovidas pelo Núcleo de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps). É o caso das aulas de prática física e de reeducação alimentar, entre outras possibilidades.
Equipamentos – Com o novo Espaço Saúde, sobe para 88 o número de novos equipamentos abertos para o setor desde 2005, entre unidades de saúde básicas e de urgências, centros de especialidades odontológicas, hospital e espaços saúde.
O equipamento tem 60 metros quadrados de área com banheiro, cozinha e sala prontos para receber os frequentadores de reuniões de interesse comunitário e atividades de promoção e prevenção em saúde. Ele vai receber parte das 450 pessoas que demandam diariamente a Unidade de Saúde.
Deixe um comentário