Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 04

Osmar e a indecisão
Faltando um ano para o pleito de outubro de 2018, o ex-senador Osmar Dias (PDT) volta a se confrontar com um antigo pesadelo – a indecisão. Em 2006, Osmar deixou para decidir no último pela candidatura e perdeu aliados importantes. Passou para o segundo turno contra o senador Roberto Requião (PMDB), que disputava a reeleição, mas perdeu nos 45 minutos do segundo tempo devido ao vice Derli Donin, escolhido em cima do laço, mas que era alvo de uma série de broncas judiciais.

Indeciso II
Em 2010, novamente a indecisão no caminho de Osmar. O ex-senador oscilou até o último momento entre disputar o Governo contra Beto Richa (PSDB), ou tentar uma das vagas em disputa para o Senado. Os deputados do PMDB, temendo a não reeleição numa chapa liderada pelo ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), que tentaria a reeleição, entraram em campo.

Indeciso III
Os deputados relutaram e convenceram Pessuti a desistir e Osmar a disputar novamente o Palácio Iguaçu, tendo como vice ninguém menos que o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB), hoje todo enrolado com a Operação Lava-Jato. O “arranjo eleitoral” não deu resultado e Beto Richa venceu já no primeiro turno.

Indeciso IV
Em 2014, Osmar Dias nem tentou. Preferiu ficar sob o campo do PT com o vistoso cargo de vice-presidente do Banco do Brasil.

Indeciso V
Agora, para 2018, o ex-senador está novamente frente à frente com uma dúvida – por qual partido irá disputar a sucessão de Richa? No PDT, corre o risco de ter de apoiar o presidenciável Ciro Gomes, em detrimento da candidatura do irmão, o senador Alvaro Dias, do Podemos.

Indeciso VI
Osmar é assediado dia sim e outro também para ingressar no PSB, o que lhe renderia no mínimo um acordo chapa-branca com a turma de Beto Richa, porém irritaria o irmão Alvaro. Se for para o Podemos, corre o risco de ficar num partido pequeno e entrar na linha de fogo dos atuais ocupantes do Palácio Iguaçu e de um antigo adversário de urna, o senador Requião, que se articula para tentar um quarto mandato no Governo do Estado. Qual caminho a seguir?

Devolve
A Câmara de Vereadores de Curitiba vai devolver R$ 35 milhões do dinheiro repassado pelo município para provimento da estrutura e das atividades da casa legislativa em 2017. O prefeito Rafael Greca e o presidente da Câmara, vereador Serginho do Posto, participam nesta quarta-feira (4) da devolução formal dos recursos.

Outubro Rosa
A deputada Claudia Pereira (PSC) participou na segunda (02), do lançamento de duas campanhas do Outubro Rosa em Curitiba. O primeiro aconteceu durante a manhã, na Rua XV de Novembro, em frente da Associação Comercial do Paraná (ACP). A tarde, no início da sessão, aconteceu o lançamento estadual da campanha, na abertura da sessão plenária da Assembleia Legislativa.

Plebisul
Essa é a denominação do plebiscito sábado (07), envolvendo eleitores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A consulta é para saber se a população dos três estados desejam mesmo que a região vire um novo país. Os organizadores esperam mobilizar um milhão de moradores – o equivalente a 5% do eleitorado da região formada por 27,3 milhões de habitantes. No Paraná, 105 cidades terão urnas de votação.