Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita de segunda, 14

Vamos parar
A reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fez chegar aos estudantes que vai parar as atividades já em setembro, o que inclui as aulas nos cursos de graduação e pós-graduação, pagamento de bolsas e atendimento no restaurante universitário, limpeza e manutenção dos prédios e campus. A instituição alega que não tem mais dinheiro para pagamento de funcionários terceirizados, de fornecedores, entre outras despesas e pediu apoio do DCE (diretório central dos estudantes) e centros acadêmicos. E culpa, é claro, o atraso nos repasses do governo federal.

Cidadania
O Mutirão da Cidadania do Estado e prefeitura de Curitiba, no Bairro Novo, terminou sábado (12) com 35 mil atendimentos em mais de 130 serviços nas áreas da saúde, educação, segurança, trabalho, assistência social e meio ambiente, Copel, Sanepar, Detran e Procon. O governador Beto Richa foi até o local, junto com o prefeito Rafael Greca, e avaliou o sucesso do mutirão e confirmou novas ações do porte em todas as regionais da capital.

Cidadania II
Aproximadamente 3,6 mil carteiras de identidade e 600 carteiras de trabalho foram feitas no mutirão no mutirão.

Sem chance
Em nota divulgada sábado, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o Mercosul rejeita o uso da força para restabelecer a democracia na Venezuela, informa a imprensa nacional. A declaração ocorreu um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que considera muitas alternativas para a Venezuela, incluindo uma opção militar.

Diálogo e…
… diplomacia. “Os países do Mercosul consideram que os únicos instrumentos aceitáveis para a promoção da democracia são o diálogo e a diplomacia. O repúdio à violência e a qualquer opção que envolva o uso da força é inarredável e constitui base fundamental do convívio democrático, tanto no plano interno como no das relações internacionais”, afirmou o Itamaraty na nota.

Prudentópolis
A deputada Claudia Pereira (PSC) destacou os 111 anos de emancipação da cidade, comemorados sábado (11). No Facebook, lembra que Prudentópolis é conhecida como “terra das cachoeiras” e “Capital do Feijão Preto”, título concedido por ela em projeto aprovado na Assembleia Legislativa. “Parabéns Prudentópolis e toda população que constrói no dia a dia, a história dessa bela cidade!”, disse.

Bye, bye…
… Brasil. Se você pudesse escolher, continuaria a morar no Brasil ou se mudaria daqui? O Instituto Paraná Pesquisas fez essa pergunta para 2.468 brasileiros na semana passada e constatou que um terço já se imagina em outro país. Segundo Lauro Jardim, em O Globo, 34,6% disseram que morariam no exterior, enquanto 62,8% não desistiriam do Brasil (2,6% não opinaram).

Não mesmo
A pouco mais de um ano das eleições para a Presidência, os governos estaduais e o Congresso Nacional, os brasileiros manifestam rejeição generalizada à classe política, independentemente de partidos, e ao atual modelo de governo. Segundo pesquisa do instituto Ipsos, apenas 6% dos eleitores se sentem representados pelos políticos em quem já votaram, revela Daniel Bramatt ,no Estadão.

Da ovada…
… à gemada! “(…) tinha aprendido a fazer do limão uma limonada. E agora, na área pública, eu aprendi que da ovada, se faz a gemada”. Do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao anunciar a doação de 10 mil ovos pela Granja Mantiqueira, dias após levar uma ovada em Salvador. Com a doação, foram feitas 5,5 mil omeletes doadas à moradores de rua de São Paulo.