2 de abril
Esta é a data definida ontem (06) pelo presidente do TRE-PR, Adalberto Jorge Xisto Pereira, para acontecerem as novas eleições em Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Piraí do Sul e Quatiguá, todas no Paraná. Pereira submeterá uma minuta de calendário na sessão do Tribunal, na sessão desta quarta-feira (08). Há ainda outros 16 municípios paranaenses que podem ocorrer novas eleições, mas que dependem ainda da decisão final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Contra dengue
O Paraná vai ganhar um reforço de peso no combate ao Aedes aegypti nos próximos dias. Em São Paulo, o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, se reuniu ontem com o médico Drauzio Varella, que confirmou sua presença na nova campanha de vacinação contra a dengue no Estado, que vai de 3 a 31 de março. Na primeira etapa, mais de 200 mil paranaenses foram vacinados. Draúzio fará a campanha na TV, rádio e internet.
TJ derruba
Decisão do desembargador Abraham Lincoln Calixto, do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, restabeleceu ontem os efeitos da resolução 113/2017, que trata da distribuição de aulas no Estado para este ano letivo. O desembargador deferiu o pedido feito pela Procuradoria Geral do Estado de efeito suspensivo ao recurso anteriormente obtido pelo sindicato dos professores em relação à resolução.
Critérios valendo
Conforme a decisão, estão valendo os critérios da nova resolução para o professor da rede pública estadual pegar aulas extraordinárias. Antes, o professor tinha vantagem conforme o status na carreira. A partir de agora, a preferência é pelo professor que ficou mais tempo em sala de aula, ou seja, tirou menos licenças.
Com Temer…
… e Macri. O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), participa hoje (07), em Brasília, de encontro com os presidentes Michel Temer (Brasil) e Maurício Macri (Argentina). Na pauta, os assuntos do Mercosul e a relação comercial entre os dois países. Richa participa ainda de encontro de Temer com governadores.
Sem reeleição
Aos gritos de “ditadura nunca mais”, integrantes do PLRA e outros partidos opositores se reuniram a milhares de paraguaios em uma mobilização na sexta (03), pelas ruas da capital Assunção. O ato foi contra o projeto do presidente Horacio Cartes, que segundo eles, busca violar a Constituição para viabilizar sua reeleição por via de uma emenda.
Analfabetismo zero
A Secretaria de Educação e o SESI/SENAI, estabeleceram uma parceria para reduzir o analfabetismo em Palmas, Sul do Estado. O plano inclui a utilização de salas de aulas da rede municipal, provas de classificação e reclassificação, implantação de cursos e projetos de incentivo ao empreendedorismo juvenil.
Analfabetismo II
O índice de moradores que não sabem ler ou escrever em Palmas está acima de 9%, de acordo com o IBGE. “Estamos dando início aos estudos para buscar todas as alternativas possíveis para combater e erradicar o analfabetismo em nossa cidade”, ressaltou a secretária de Educação, Professora Joseana Nicolaou.
Deixe um comentário