Arquivos

Categorias

Mascarados invadem prédio central da UFPR com quebra-quebra e violência

mascarados-invadem

Um grupo de pessoas mascaradas literalmente invadiu o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade. De acordo com alunos, o grupo chegou ao câmpus por volta das 22h30, no horário da saída de aula. Houve quebra-quebra e sobraram empurrões entre os alunos e esse grupo. A porta de entrada principal teve os vidros quebrados e alguns estudantes se cortaram. Os mascarados empunham uma bandeira nas cores vermelha e preta.

Num vídeo ao vivo postado no perfil do grupo CWB contra Temer era possível ouvir os mascarados gritando “vaza, c******” para os alunos, funcionários e professores que deixavam o prédio. Após a saída, a porta principal do prédio foi acorrentada. Eles também gritavam palavras de ordem e agitaram uma bandeira vermelha e preta, dividida diagonalmente, em partes iguais. Os membros mascarados da invasão afirmavam que a quebra da porta foi feita por pessoas de fora do movimento e um aluno teria sido esfaqueado. Com informações da Gazeta do Povo.

Um sofá foi colocado contra a porta de entrada, pelo lado de dentro, de forma a não permitir que seja visto o que é feito dentro do prédio.

Em entrevista por telefone, Marcus Paulo Röder, estudante do quarto ano do curso de Direito, afirmou que os mascarados entraram no prédio perto do término das aulas e se espalharam pelos andares. Segundo ele, houve intimidação por parte dos manifestantes contra estudantes, professores e funcionários e aparentemente haveria menores de idade entre os integrantes da invasão covarde. Segundo Röder, ele, colegas, docentes e servidores foram mantidos contra a vontade dentro do prédio por cerca de meia hora.

Segundo alunos do curso de Direito, no início da semana houve uma assembleia entre os alunos, em que foi decido manter uma assembleia permanente para discutir o caso. Na próxima segunda-feira, seria feita uma votação, com urnas, pela ocupação ou não do prédio. Há dois grupos fortes no curso: um favorável e outro contrário à ocupação.