Manter ocupações
O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, defendeu ontem (31 de outubro) a paralisação da greve dos professores em apoio às ocupações das escolas do Paraná. “Estamos na quarta greve. É um ritmo intenso de resistência que vai prosseguir intensamente e ainda mais agora é um alento para todo, o reforço da juventude, dos adolescentes alguns ainda crianças que precisam ser protegidos, cuidados e garantidos a sua participação na resistência”, disse ele, em vídeo publicado nas redes sociais.
Ocupações II
“Nesse sentido, suspender a greve é uma tática de voltar na escola para puxar todos os companheiros para luta com paciência, com trabalho e garantir que as ocupações se mantenham até quando seja necessário. Cada professor e cada funcionário vai apoiar as ocupações, vai cuidar e vai respeitar. Nesse sentido eu estou pedindo voto pela suspensão da greve”, completou.
Enem adiado
Devido às ocupações, o Ministério da Educação adiantou ontem que vai adiar a aplicação das provas do Enem, previstas de 5 a 6 de novembro, em pelo menos 300 escolas, a maioria no Paraná. A medida será confirmada hoje (1º), após a conclusão de uma nova checagem sobre a situação dos estabelecimentos.
‘Ocupação e sandice’
“É uma sandice tentar defender uma bandeira de educação ocupando uma escola, impedindo os jovens de fazerem o Enem no próximo sábado (5). O diálogo deve existir, o que não deve existir é o uso político da escola, isso é odioso”. Do prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), sobre as ocupações de escolas.
Negado
Bateu na trave a tentativa do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de sair da prisão em Curitiba. O desembargador João Pedro Gebran Neto, da 13ª Vara Federal, negou um pedido liminar para libertá-lo. Segundo ele, Cunha despreza a lei, a coisa pública e a Justiça. O magistrado ainda listou quatro argumentos para manter o ex-deputado preso.
R$ 20 mil
Este é o montante que será pago todos os meses ao ex-ministro Paulo Bernardo (Planejamento e Comunicação). Ele se aposentou no Banco do Brasil (BB), onde era servidor de carreira. Outro ex-ministro, Ricardo Berzoini (PT), também está pensando em pedir a aposentadoria no BB.
Decisão sábia
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou ontem que a decisão de suspender a greve tomada pelos professores estaduais foi um ato de sabedoria. A paralisação da categoria foi iniciada no dia 17 de outubro.
Sem votar
O alto índice de abstenções, votos em branco ou nulo, chamou a atenção da imprensa. Ontem veio à tona que os ex-presidentes Lula e Dilma, ambos do PT, engrossaram a estatística. Lula alegou ter mais de 70 anos e não precisa votar.
No Senado
A estudante Ana Júlio Ribeiro, de 16 anos, que na semana passada falou na Assembleia Legislativa defendendo o movimento de ocupações de escolas, ontem falou no Senado. Ela voltou a usar a expressão “mãos sujas”, agora em referência aos senadores que podem aprovar a PEC dos gastos públicos.
Deixe um comentário