Chapa única
Os deputados elegem no início da tarde desta segunda (17), em uma sessão especial, a composição da nova Mesa Diretora, que vai comandar os rumos da Assembleia Legislativa nos próximos dois anos. O pleito terá chapa única, com poucas mudanças em relação a atual composição. A chapa “Parlamento Forte” é composta pelo presidente Ademar Traiano (PSDB). O atual 1º vice, Jonas Guimarães (PSB) será segundo-secretário substituindo o atual Ademir Bier (PMDB), em seu lugar vai assumir Guto Silva (PSD). O 2º e 3º vices são André Bueno (PSDB) e Gilberto Ribeiro (PRB). O 1º secretário Plauto Miró (DEM) continua no posto. Completam a chapa o 3º, 4º e 5º secretários Wilmar Reichembach (PSC), José Carlos Schiavinato (PP) e Adelino Ribeiro (PSL), respectivamente.
Rádio e tevê
Começou no sábado (15), a propaganda política em rádio e tevê no segundo turno das eleições em Curitiba. Os candidatos Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) demonstraram, que além de propostas, vão para o confronto até o pleito, que acontece no dia 30 de outubro.
Mais pesquisa
O Ibope registrou sábado, a primeira pesquisa de intenção de voto neste segundo turno em Curitiba. Serão 805 entrevistas com a divulgação prevista para a próxima sexta-feira, 21. A contratante do levantamento é a RPC/TV Globo ao custo de R$ 52.204,46.
Pesquisa II
Além da intenção de voto em Greca e Leprevost, o Ibope vai medir o interesse na eleição, o voto do primeiro turno, a preferência partidária, a avaliação dos governos Gustavo Fruet (PDT), Beto Richa (PSDB) e Michel Temer (PMDB) e quem, na opinião dos eleitores, será o próximo prefeito de Curitiba independente da preferência. O registro no TSE tem o número PR-08766/2016.
Pesquisas III
Além do Ibope, durante a semana poderá ser divulgado levantamento do Instituto Opinião em Curitiba, como registrou na última semana. Também poderão ser divulgados resultados de pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas e Editora (INPE) em Maringá e Ponta Grossa e mais um do Instituto Veritá em Maringá.
Greve
O início de semana promete ser agitado no Centro Cívico de Curitiba. De acordo com a decisão da APP-Sindicato, em assembleia geral na última quarta-feira (12), os professores da rede estadual entram em greve por tempo indeterminado nesta segunda (17). O movimento foi mantido mesmo após o Governo do Estado mandar suspender a votação de uma emenda prevendo o congelamento de reajustes do funcionalismo.
Greve II
Também a Polícia Civil decidiu por aderir a greve dos professores. Os movimentos ocorrem paralelamente as ocupações de escolas estaduais, promovidas por estudantes contra a reforma do Ensino Médio que está sendo encaminhada pelo Governo Federal.
Censura política
O número de candidatos que recorrem à Justiça para pedir a retirada ou a censura prévia de reportagens jornalísticas triplicou na eleição deste ano, em comparação com 2012. Os dados, revelados pelo Diário do Poder, são da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Foram 74 ações cerceando a liberdade de publicação nestas eleições. O volume supera o de 2012, quando em todo o período eleitoral houve 23 processos.
Censura II
As ações pedem monitoramento de publicações e jornalistas; o recolhimento de jornais e até a suspensão de programas de rádio. Em relação ao número de processos movimentos por partidos e candidatos, já são 466 registros neste ano, contra 419 feitos em 2012. É uma plataforma criada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo para mapear pedidos de retirada de conteúdo da internet.
Deixe um comentário