Denúncia em tempo real
Aos poucos, as novidades do pleito eleitoral que se aproxima vão aparecendo. Neste ano, os eleitores poderão denunciar diretamente ao Ministério Público Federal (MPF), em tempo real, atos ilícitos e crimes eleitorais, como campanha antecipada, por exemplo. Para isto, o MPF criou um aplicativo de celular denominado SAC MPF, que pode ser baixado no site do órgão. Pelo serviço, também disponível no computador de mesa, qualquer cidadão poderá enviar imagens e vídeos. Pelo celular, a denúncia poderá ser acompanhada de geolocalização, que permite as autoridades chegar até o local e aplicar o flagrante.
No Paraná
A seção paranaense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) lançou na última segunda (08), o aplicativo OAB CAIXA 2, para o eleitor encaminhar qualquer tipo de denúncia de crimes eleitorais. “Do caixa 2 propriamente dito à propagandas irregulares”, diz a Ordem. Também é possível enviar vídeos e fotos para embasar a denúncia.
Está bom, …
… mas está ruim. Se a internet é vista como a grande sacada para os candidatos nesta eleição, ela também poderá se voltar contra os espertinhos.
Conta corrente
O prazo final para os partidos abrirem a conta corrente para as eleições 2016 termina segunda-feira (15). Dos candidatos, após o pedido de registro, em 48 horas o site gera um CNPJ e começa a contar um prazo de 10 dias para abertura das contas.
Tudo junto
O final de agosto promete. Além do encerramento dos Jogos Olímpicos e da corrida eleitoral que estará oficialmente em andamento, acontece o julgamento final do processo de impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff (PT) no Senado. Será dia 25, como definiu ontem (12) o presidente do STF Ricardo Lewandowski.
Trio de Leprevost
Os ex-deputados Eduardo Sciarra, Renato Adur e Borges da Silveira já coordenam a campanha de Ney Leprevost (PSD) a prefeito de Curitiba. Os três têm expertises e experiências em coordenação de campanhas políticas no Paraná.
Requião candidato
A Justiça Eleitoral confirmou ontem a candidatura do deputado Requião Filho (PMDB) à prefeitura de Curitiba. Na sentença, juiz João Luiz Manassés de Albuquerque Filho declara a validade da convenção realizada no início do mês. Ele também invalidou a realizada depois e divulgada por Doático Santos.
Será?
Um notório advogado eleitoral de Curitiba diz que os recursos para a campanha estão realmente difíceis, em todos os lugares. Mas estranhou que alguns municípios pequenos, cujo limite legal para prefeito é de R$ 100 mil, tem candidato disposto a pagar R$ 50 mil para a defesa das campanhas nos tribunais.
Alvaro fora
O senador tem dado sinais que não deverá mesmo participar da campanha deste ano, seja qual for o candidato ou município. Após dizer que não apoiaria ninguém em Curitiba – nem Gustavo Fruet (PDT), que tem o PV em sua coligação – Alvaro Dias também diz que não estará na campanha do candidato do PV em Paranaguá, Marcelo Roque.
Deixe um comentário