Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 11

Coluna Boca Maldita desta quinta, 11

Candidatos que temos
Uma semana após o término das convenções municipais, na última sexta-feira (05), apenas 33 candidatos a prefeito dos 399 municípios do Paraná encaminharam o pedido de registro para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão recebeu ainda 32 pedidos para registros de candidaturas a vice-prefeito e 598 de vereadores. De Curitiba, até o fechamento da coluna no final da tarde de quarta-feira (10), três candidatos haviam enviado o pedido – Ademar Batista Pereira (Pros), Requião Filho (PMDB) e Xênia Mello (Psol).

Atrasados
Dos aprovados nas convenções faltam ainda Gustavo Fruet (PDT), Ney Leprevost (PSD), Rafael Greca (PMN), Tadeu Veneri (PT), Maria Victoria (PP) e Afonso Rangel (PRP). Em todo país, segundo o site do TSE, foram encaminhados pedidos de 1.520 candidaturas a prefeito, 1.516 a vice e 37.093 para vereador.

Traiano governador
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), assume o Governo na próxima sexta (12). Ele permanece no cargo até 20 de agosto, período em que estarão fora do país o titular e a vice – Beto Richa (PSDB) e Cida Borghetti (PP). É a segunda vez que ele assume o posto. A primeira foi em outubro de 2015.

Jonas presidente
Enquanto Traiano será governador, a Alep será comandada pelo primeiro vice-presidente, deputado Jonas Guimarães (PSB).

Em baixa
A Confederação Nacional dos Municípios divulgou terça estudo revelando que o número de prefeitos dispostos a tentar a reeleição este ano é o mais baixo em oito anos. Dos 4.024 prefeitos no primeiro mandato e poderiam concorrer, 2.768 (68,79% dos elegíveis), pretendem entrar na disputa.

Em baixa II
No Paraná, 289 dos 399 prefeitos são elegíveis, ou 72,43% do total. Desses, 225 ou 77,85% pretendem disputar a reeleição. Quando perguntados sobre os motivos para abrir mão de disputar um novo mandato, os prefeitos elencaram em primeiro lugar as dificuldades de gestão, item foi mencionado por 35,4% dos 937 entrevistados.

Casa própria
Nesta quarta (10) mais 404 famílias de Ponta Grossa receberam as chaves da casa própria do governador Beto Richa (PSDB) e do ministro das Cidades, Bruno Araújo. O residencial Buenos Aires teve investimentos de R$ 27 milhões em recursos dos governos estadual, federal e da prefeitura local.

Consumado
O jornalista Ricardo Noblat publicou ontem, em seu blog, que o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) é fato consumado. A afirmação tem como base a votação no Senado, na madrugada de ontem (10), quando 59 senadores aprovaram o parecer e 21 foram contrários. Eram necessários 54 votos.

“Inocenta”?
Ainda na sessão que aprovou o parecer contra Dilma, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) exagerou na questão do gênero, mas escorregou na gramática quando disse, em discurso na tribuna do Senado nesta terça (09), que a “presidente é inocenta”. “Analisem o conteúdo porque uma presidenta inocenta está sendo retirada do poder”.