A vice de Túlio Bandeira
O candidato a prefeito Tulio Bandeira (Pros) anunciou a advogada, Andreza Dolatto Inacio (PSL) como candidata a vice na disputa da prefeitura de Foz do Iguaçu. Pros e PSL formam a coligação Todos Por Foz. Andreza tem 40 anos, nasceu em Curitiba e reside em Foz desde 1992. Advogada, atuante há oito anos, é também formada em pedagogia e pós-graduada. Sobre seu projeto, Andreza acredita que pode contribuir efetivamente com a política iguaçuense.
Quinto candidato
A corrida eleitoral em Foz ganhou mais um competidor. O PSC lançou o advogado Sérgio Barros da Silva. O partido terá chapa pura com o empresário Carlos Osório como vice no pleito de outubro próximo. Os demais são Chico Brasileiro (PSD), Paulo Mac Donald (PDT), Phelipe Mansur (Rede) e Túlio Bandeira.
Primeiro debate
A campanha começa dia 16 e a BandTV, mantém a tradição, fará o primeiro debate entre candidatos em Curitiba. O embate será dia 22. De acordo com as novas regras, dos nove, sete devem ser obrigatoriamente convidados: Gustavo Fruet (PDT), Rafael Greca (PMN), Ney Leprevost (PSD), Maria Victoria (PP), Requião Filho (PMDB), Tadeu Veneri (PT) e Ademar Pereira (Pros).
De fora
Os outros dois candidatos, Xênia Mello do (Psol) e Affonso Rangel do (PPR), não serão convidados obrigatoriamente. Isto por que seus partidos não tem o mínimo de nove deputados federais eleitos.
Nova eleição
Por falar em Dilma, no início da noite de segunda (08), ela foi atração do Circo da Democracia em Curitiba, iniciativa que reúne aproximadamente 10 entidades da sociedade civil, com objetivo de debater o processo de impeachment. No discurso, ela defendeu, entre outros temas, a realização de novas eleições presidenciais.
Poucas mulheres
Nas eleições de 2012, apenas 12% dos vereadores eleitos eram mulheres. É o que revelam dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Naquele pleito venceram as eleições 7,65 mil vereadoras, contra 49,78 mil vereadores. Candidataram-se 134 mil mulheres (31% do total) e 286 mil homens.
Mulheres II
Apesar disso, o percentual de mulheres ocupando cargo de prefeita foi impulsionado pela Lei de Cotas. Em 2012, foram eleitas 665 prefeitas (12% do total), contra 4,95 mil prefeitos.
Ajam!
O ex-deputado Paulo Furiati, pré-candidato a prefeito da Lapa, se revoltou com a insistência dos adversários em espalhar boatos e inverdades. Após informar que vai registrar a candidatura, veiculou vídeo do TSE detalhando como fazer para impugnar. “Se tiverem alguma coisa contra, não falem, ajam!”, desafiou.
Mundo da lua
Alguns dos senadores que estiveram recentemente com a presidente afastada Dilma (PT) dizem que ela está no ‘mundo da lua’. Segundo eles, Dilma aparenta estar descolada da realidade política, informa Severino Motta, na Veja.
Morre Edésio Passos
Morreu ontem, em Florianópolis, o advogado Edésio Passos. Deputado federal de 1991 a 1994 foi um dos fundadores do PT-PR. Ele ocupou uma diretoria na Itaipu no governo Lula (PT).
Deixe um comentário