Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita deste sábado, 21

mst3

Após três dias, estradas liberadas
Demorou, mas no final da tarde de ontem (20), o MST liberou as rodovias federais e estaduais nos trechos de Tamarana, Nova Laranjeiras, Faxinal, e as praças de pedágios em Mandaguari e Arapongas, que estavam ocupadas desde quarta-feira (18) no Paraná. A liberação das rodovias e pedágios só aconteceu após a definição de uma audiência, marcada para quarta-feira (25), com o governador Beto Richa (PSDB), Incra e com governo federal.

Giacobo em alta
Quem está surfando no Congresso Nacional é o deputado paranaense Fernando Giacobo (PR). Integrantes do centrão pretendem sumir com Waldir Maranhão (PP-MA), presidente interino da Câmara, por mais do que 120 dias ou por tempo indeterminado. Giacobo é o próximo na linha sucessória do já afastado presidente Eduardo Cunha (PMDB-PR).

Em alta II
“Matérias importantes estão na fila para serem votadas e precisam ser apreciadas. A Câmara dos Deputados não pode ficar paralisada neste momento em que passa o país, estou cumprindo meu dever e funções do cargo”, afirma Giacobo. Ele vem sendo elogiado por parlamentares da base e da oposição.

Direto ao ponto
O prefeito de Tupãssi e presidente da Amop, Cao Mariussi, foi direto ao ponto e arrancou gargalhadas no encontro do governador Beto Richa com prefeitos do Oeste ontem. Ao falar da determinação e a coragem de Richa ao adotar medidas impopulares com ajuste fiscal, disse que o Paraná tem “um governador fudidão…”.

Barros nega
O ministro Ricardo Barros (Saúde) negou novamente que o governo Temer esteja elaborando um plano de redução de gastos que possa afetar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Quer distância
Ao que tudo indica o deputado Tadeu Veneri terá dificuldades para ter o PCdoB indicando o vice em sua chapa para concorrer à prefeitura de Curitiba em outubro próximo. A aliança foi anunciada como certa recentemente pelo presidente estadual do PT, Ênio Verri.

Distância II
O PCdoB abriu diálogo com o PSOL e deve apoiar a candidatura de Xenia Mello. No meio do disse que disse, tem ainda o desejo do presidente da Executiva Estadual do partido, Bernardo Piloto. Fontes da coluna informam que ele busca uma articulação sem dividir os holofotes.

Quer ficar
O ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT-PR) está articulando forte para não perder o cargo de representante brasileiro no Mercosul, após o afastamento da presidente Dilma (PT). Rosinha procurou, nos últimos dias, o senador Roberto Requião (PMDB), que é membro do Parlasul (Parlamento do Mercosul).

Não quer
As pretensões de Rosinha esbarram no estilo do novo chanceler brasileiro, José Serra, que considera o Parlasul e a própria representação um desperdício do dinheiro público a serviço do bolivarianismo.

Não indiquei
E essa agora. O presidente afastado Eduardo Cunha disse no Conselho de Ética da Câmara que não indicou “um alfinete” para o governo Temer. “Se achar que devo fazer gestão por quem quer que seja, eu faria, mas não o fiz. Não tem um alfinete nesse governo indicado por Eduardo Cunha”, afirmou.

Quer voltar
Cunha também desafiou o STF e disse que irá voltar para a Câmara nas próximas semanas.