Temer assume na sexta, 13?
Até o fechamento da coluna, dos 19 senadores que haviam se manifestado na tribuna, 17 se declararam favoráveis à abertura do processo de impeachment de Dilma (PT). Para aprovar a admissibilidade é necessária a maioria simples, ou seja, 41 dos 81 votos da Casa. Dilma deverá ficar afastada por até 180 dias do cargo, que será exercido pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB). A previsão para pronunciamentos dos 68 inscritos e votação era de 22h de ontem (11). Petistas próximos a presidente a orientavam a empurrar a posse do vice para amanhã, sexta-feira (13).
Decretos
Antes da votação do impeachment no Senado, Dilma publicou 14 decretos. Entre as medidas adotadas no provável último dia presidência, ela limitou a possibilidade de nomeação de diretores em empresas públicas como Conab, Embrapa. Entre as restrições está até a nomeação de “dirigentes estatutários de partidos políticos”.
Regimento Interno
A Assembleia Legislativa encerrou ontem, uma semana de turbulência e polêmicas no Plenário. Tudo por conta da votação das mudanças do Regimento Interno, encaminhadas por uma comissão especial criada no ano passado. 122 emendas estão em análise, sendo que metade foi concluída. Temas que provocaram discussões mais acaloradas foram o fim da reeleição de membros da Mesa e emendas que davam mais autonomia as comissões permanentes, todos acabaram rejeitados.
Unale
O diretor da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado Antônio dos Santos esteve ontem na ALEP para convidar o presidente, Ademar Traiano (PSDB) para a XX Conferência da Unale, de 1º a 3 de junho em Aracaju (SE), com o tema “Rediscutindo o Brasil”. O encontro foi acompanhado pelo deputado Ademir Bier (PMDB), 2º secretário.
Novos cargos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou ontem em sessão extraordinária o projeto de lei nº 192/2016, do Poder Executivo, que cria 45 cargos em comissão na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). A matéria gerou bastante polêmica na terça (10) e acabou adiada por pedidos de vista. O parecer do relator Luiz Claudio Romanelli (PSB) acabou aprovado pela maioria dos membros. A proposta segue agora para o Plenário.
Missal
A deputada Claudia Pereira (PSC) recebeu esta semana o prefeito e o vice de Missal, Adilto Ferrari e Hilário Jacó Willers, o Maneco. “Tendo a saúde e assistência social como temas principais da reunião, me coloquei à disposição do município e espero, com o meu trabalho, poder contribuir também com a população de Missal”, disse Claudia.
Novas eleições
Pelo menos 70% dos brasileiros querem novas eleições para presidente. É o que indica pesquisa realizada pela Ipsos. Além disso, 57% dos entrevistados querem o impeachment de Dilma, leve queda do índice em relação a março, quando 61% eram a favor.
Utilidade pública
O deputado Chico Brasileiro (PSD) entregou, no último final de semana, a Lei Estadual de Utilidade Pública da ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu). “É fundamental reconhecermos a importância do trabalho realizado pela ADIFI. As ações da ajudam na qualidade de vida dos diabéticos”, disse.
Deixe um comentário