Os eleitores do Paraná
O Paraná terá mais de 7,8 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições de 2 outubro deste ano. Deste total, mais de 162 mil são de Foz do Iguaçu. Os dados estão no cadastro eleitoral fechado pelo TRE na quarta (04), faltando 150 dias para o pleito. Os números ainda não são os oficiais, que serão divulgados em julho, após batimento nacional a ser realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O Paraná permanece como sexto maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.
Mais eleitores
De acordo com os dados do TRE, os dez maiores colégios eleitorais do Paraná são: Curitiba (1.285.000), Londrina (353.000), Maringá (262.000), Ponta Grossa (220.000), Cascavel (205.000), São José dos Pinhais (165.000), Foz do Iguaçu (162.000), Colombo (127.000), Guarapuava (120.000) e Paranaguá (90.000).
Cunha fora
O Superior Tribunal Federal (STF) confirmou, em julgamento na tarde de ontem, o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato de deputado e da presidência da Câmara Federal. Cunha já havia sido afastado de tudo no início da manhã, por uma liminar concedida pelo ministro Teori Zavaski, relator da Operação Lava Jato no STF.
Guerra de egos
De acordo com fontes consultadas pela coluna, Teori concedeu a liminar pedida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no final do ano passado, depois que o presidente do STF, Ricardo Lewandowski pautou para ontem uma ação da Rede pedindo o afastamento de Cunha. O relator da Lava Jato não quis ficar com a pecha de ter “sentado em cima” do pedido.
Alivio
Assi que ficou sabendo da liminar do afastamento de Cunha, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) ficou aliviado, segundo um dos interlocutores mais próximos. Assim, sem fazer esforço, Temer se livrou de um fardo que teria que carregar e pelo qual seria cobrado.
Na rampa, …
… com Dilma. O ex-ministro da Secretaria-Geral de Dilma (PT) disparou duras críticas ao PMDB e afirmou que vai descer junto com a presidente a rampa do Palácio do Planalto no caso de o Senado decidir afastá-la temporariamente. A admissibilidade do impeachment da petista será votada na quarta (11).
Traidor
Por falar em Dilma, a presidente está inconformada com o procurador-geral Rodrigo Janot, que pediu para investigá-la por suspeita de obstruir o trabalho da Justiça. Ela foi acusada pelo senador Delcídio do Amaral (PT-MS) de indicar um ministro para o STJ com o objetivo de facilitar a vida de investigados na Lava Jato.
Giacobo lá?
E o Paraná poderá ter um representante na presidência da Câmara. Com o afastamento de Eduardo Cunha, assume o deputado Waldir Maranhão (PP/MA), que também é investigado na Lava Jato. Seguindo a lógica, o cargo cai no colo do deputado Fernando Giacobo (PR), o segundo vice-presidente da Casa. Giacobo já teve seus problemas com a Justiça, resta saber se isto o impediria dele chegar lá.
40ª Fartal
A Fundação Cultural anuncia às 10h de hoje (06), em sua sede, a programação da 40ª Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal). O ato será coordenado pela presidente Arinha Rocha.
Deixe um comentário