Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 18

Coluna Boca Maldita desta segunda, 18

Impeachment na pauta
O assunto de 10 entre 10 rodas de conversas em Curitiba, nestes últimos dias, é a abertura ou não do processo de impeachment da presidente Dilma (PT), que prosseguiu noite adentro ontem (17) na Câmara dos Deputados. Até o fechamento da coluna, a contagem dos votos era de 350 a favor, na ótica dos líderes da oposição e 200 contra, na ótica do ex-presidente Lula e lideranças petistas. Ou seja, vai faltar deputado para votar. A abertura da sessão teve discursos dos 25 líderes de partidos com representação na Casa, a maioria pró-impeachment.

Três defesas
Curitiba viveu ontem um domingo inusitado. De um lado os manifestantes pró-impeachment, que se reuniram na Praça Santos Andrade, os anti-impeachment, que se reuniram na Praça Rui Barbosa e os favoráveis a liberação da maconha, que se reuniram na Boca Maldita. Aliás, este foi, segundo fontes da coluna, o ato mais animado de todos.

Paralisação nacional
João Pedro Stédile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirmou sábado (16), que, se o impeachment da presidente Dilma passar na Câmara, os movimentos sociais precisam organizar uma grande paralisação nacional para os próximos dias. A declaração foi dada em evento promovido por movimentos sociais e sindicais em defesa do governo, que contou antes com um discurso do ex-presidente Lula.

Paralisação II
“Se o impeachment for para o Senado, só há uma maneira de dar o nosso recado: é fazer uma paralisação nacional em todo o País. Isso exige paciência e debate. Vamos discutir nos nossos Estados, construir nos próximos 10, 15 dias uma grande paralisação da produção, dos transportes, das escolas, do serviço público, e dizer que a burguesia não vai ter sossego”, afirmou Stédile. Por tanto, tremei todos!

Não adere
Muitos consumidores foram pegos de surpresa esta semana quando as principais operadoras de telefonia e internet (Vivo, Oi, NET) anunciaram que a banda larga fixa será limitada, como acontece com os planos de dados dos smartphones. A notícia não agradou e até um abaixo assinado foi criado. No meio dessa polêmica toda, 110 mil moradores de Londrina podem ficar tranquilos. A Sercomtel, empresa de telecomunicações com sede no município, não vai aderir ao limite de franquia para internet fixa.

PP lança Gessani
Mais de 400 pessoas participaram sexta (15), do lançamento da pré candidatura do vereador Gessani (PP) a prefeito de Foz do Iguaçu. Gessani reuniu os vereadores do bloco de oposição Anice (PTN), Luiz Queiroga (DEM), Nilton Bobato (PcdoB) e Fernando Duso (PT), presidente do legislativo. Também participaram os deputados Schiavinato (PP) e Evandro Araújo (PSC), e os coordenadores da Renovação Carismática Católica, Vilmar Mota e do Ministério de Fé e Política, Paulo Batista.

Prefeito II
”Gessani é um homem vocacionado que se colocou a disposição do projeto a 8 anos e que agora da passos maiores graças a resultados obtidos em sua vereança”, disse Batista. “Eu não podia deixar de estar aqui neste momento tão importante para a vida de meu irmão de fé, Deus está contigo e força nesta caminhada”, disse Evandro Araújo..

Prefeito III
Schiavinatto se colocou à disposição da candidatura pepista. “Gessani é o mais preparado, com a melhor equipe e com muita vontade de fazer, o partido progressista está com ele e toda minha experiência na gestão da prefeitura de Toledo também. Foz é uma cidade com potencial gigantesco e está subutilizada, com certeza este time fará a diferença no futuro de Foz.”

Sim ou não
Nas últimas horas antecedendo a votação do impeachment de Dilma, uma dúvida veio a tona. Afinal, o deputado Fernando Giacobo (PR) vota sim ou não ao impeachmento de Dilma? Na sexta (15), Giacobo escreveu no Facebook que era a favor, mas no sábado (16), o ex-presidente Lula (PT) distribuiu nota dizendo que ele votaria contra. A resposta veio ontem a noite, depois do fechamento da coluna.

Novo ônibus
Desde quinta-feira (7), está em fase de teste no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, o ônibus Mercedes-Bens 0500 MDA, o superarticulado. Com 23 metros, capacidade para transportar 220 passageiros, ar condicionado e maior flexibilidade no trânsito, o modelo vai operar a linha Fazenda Direto, que sai da cidade até o terminal do Pinheirinho sem paradas.