Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta, 15

Coluna Boca Maldita desta sexta, 15

Projeto de lei do selo “Sem
Glúten” segue para sanção
Já seguiu para sanção governamental o projeto de lei nº 409/2015, da deputada Claudia Pereira (PSC), que institui no estado o selo “Sem Glúten” para estabelecimentos que comercializam e produtos fabricados que não contenham glúten em sua composição. A proposta atinge também os estabelecimentos que comercializem refeições ou lanches para pronto consumo, sem esta proteína.

Sem Glúten II
A emissão do selo, segundo Claudia Pereira, deverá ser requerida pelo estabelecimento interessado e constará em certificado emitido pelo Poder Executivo estadual, com validade de um ano, podendo ser reproduzido nas embalagens e produtos da empresa certificada.

Faltam 5
Até o fechamento da coluna, O Estadão contabilizava 337 votos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma (PT), que será votado no domingo (17). O jornal publica diariamente as intenções declaradas dos deputados federais no processo. São 127 contra, 20 indecisos e 29 não quiseram responder.

Lula nas ruas
O ex-presidente Lula (PT) avisou a aliados que, caso o governo não consiga barrar o impeachment na Câmara, entrará em campanha permanente e não sairá mais das ruas. O petista também deixou claro que não pretende dar trégua a um eventual governo capitaneado pelo vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Governo Temer?
Alheio ao chororô petista, o Temer já começa a traçar com aliados mais próximos a organização de seu eventual governo, caso Dilma seja de fato impedida. Uma ideia consolidada é a necessidade de enxugar a máquina, reduzindo o número de ministérios para cerca de 20, em vez dos atuais 31. Temer quer reduzir sensivelmente os 22 mil cargos comissionados espalhados pela Esplanada.

Os ministros
Dois nomes são considerados ministros dos sonhos do vice: o senador José Serra (PSDB-SP), para a Saúde, e Armínio Fraga, para a Fazenda.

Senado pronto
Caso a Câmara aprove a abertura do impeachment de Dilma, o Senado estará pronto para votar. Levantamento de O Globo revela que já há votos suficientes para dar prosseguimento ao processo. 43 senadores se manifestaram pelo impeachment, 18 se disseram contrários e 20 estão indecisos.

Nova ordem
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidiu mudar a ordem de chamada dos deputados para votar no impeachment domingo. Antes ele iniciaria pelos estados do Sul, mas atendendo pedido da deputada Maria do Rosário (RS), vai chamar primeiro os de Roraima.

STF extra
O Supremo Tribunal Federal realizou reunião extra no final da tarde de ontem (14), para votar ações do governo que tentavam barrar a votação do impeachment de Dilma. Até o fechamento da coluna, ainda não havia saído o resultado.

Não vai ter shopping!
E esta agora. O trocadilho com o bordão “não vai ter golpe” se justifica no pedido da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), recomendando que os centros de compras não abram domingo, quando acontece a votação do impeachment de Dilma. O objetivo é protestar por causa do fraco desempenho da economia nos últimos meses, mas também evitar que os estabelecimentos sejam afetados em caso de confronto entre prós e contrários ao processo.