Lula ministro gera
onda de protestos…
… favoráveis e contrários. A nomeação, pela presidente Dilma (PT), do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil na manhã de ontem (17), gerou uma onda de protestos em todas as regiões do país. Em algumas cidades, segundo a imprensa nacional, ocorreram confrontos. Aliás, as manifestações tiveram início na noite de quarta (16), logo após vazar conversas telefônicas de Lula com Dilma e outras lideranças. A nomeação do ex-presidente, com base nos diálogos, evidenciou uma tentativa de prejudicar as investigações da Operação Lava Jato, segundo juristas ouvidos pela coluna.
Repúdio
A coluna passou o dia ontem recebendo notas de repúdio contra a nomeação de Lula. Na defesa de Dilma e do ex-presidente, as poucas vozes do Paraná foram vídeos divulgados pelos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).
Cancelada
Ainda sobre a nomeação de Lula, o ato de Dilma acabou suspenso em liminar concedida pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, próximo ao meio dia.
Litoral e turismo
O deputado Chico Brasileiro (PSD) participou esta semana de reuniões das comissões de Turismo e do Mercosul. Nos encontros foram aprofundados os debates sobre a construção de um terminal de embarque de passageiros no Porto de Paranaguá. “Os cruzeiros turísticos movimentam R$ 2 bilhões por ano no Brasil. O Paraná está deixando de participar desse bolo”, informou.
Plano
“A ideia é criarmos uma estrutura própria para a atracação dos navios tornando-se nova porta de entrada para as cidades históricas do litoral, a Ilha do Mel, a Ferrovia Paranaguá-Curitiba e, claro, atrairmos mais visitantes para Foz do Iguaçu”, afirmou Chico Brasileiro, que é presidente da Comissão de Turismo.
Expulsão
Os diretórios regionais do PMDB de oito estados – RO, SC, BA, ES, DF, MS, AC e SP – pediram ontem a expulsão do deputado federal Mauro Lopes (MG), logo após sua nomeação como ministro da Aviação Civil. Ele não seguiu a decisão da convenção nacional do partido, que aprovou sábado (12), moção proibindo filiados de aceitar cargo no governo num prazo de 30 dias.
Violência contra mulher
A Assembleia Legislativa aprovou quarta o projeto de lei 438/2015, do deputado José Carlos Schiavinato (PP), que torna obrigatória a divulgação do serviço “Disque Denúncia de Violência contra a Mulher” – o “Disque 180”. A medida vale para estabelecimentos como hotéis, bares, lanchonetes e casas noturnas.
Primeira Infância
O prefeito Reni Pereira (PSB) e a deputada Claudia Pereira (PSC) discutiram terça (15), com a vice-governadora Cida Borghetti (PP), o Marco da Primeira Infância. O programa, já sancionado pela presidente Dilma, poderá ser o primeiro do Paraná em Foz do Iguaçu, que tem as condições técnicas necessárias para receber o novo modelo de integração na educação.
Ações
O Marco é um conjunto de ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil, desde a concepção, até os seis anos de idade. Pelo menos 20 milhões de crianças desta faixa etária serão atendidas.
Deixe um comentário