Matéria de Vandré Dubiela, d’O Paraná, aponta que de novo, mais uma vez, em todo período pré-eleitoral, o deputado federal Assis do Couto (PT-PR) reapresenta o projeto, transformando o Caminho do Colono em estrada-parque.
O Boca Maldita é contra projeto porque nem estrada existe mais no parque. A mata retomou seu lugar.
A relatoria do projeto está com o deputado Nelson Padovani (PSC). Padovani confirmou que pretende apresentar o relatório no fim do próximo mês, em Brasília. A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que trata da questão é presidida pelo deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR). O deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR) também faz parte da comissão especial.
Para os moradores das cidades de Serranópolis do Iguaçu, na região Oeste e de Capanema, no Sudoeste, essa comissão parlamentar é a última esperança no sentido de obter a reabertura da Estrada do Colono, um impasse civil e jurídico que já perdura por longos anos.
Não podemos permitir nunca que esta estrada reabra. Passara por dentro de um Parque Nacional com uma biodiversidade imensa, sendo um dos últimos refúgios da onça pintada, que esta ameaçada de extinção, inclusive, todos os espécies estão sendo monitorados. Quem não se lembra do atropelamento de uma onça na estrada que leva a um hotel dentro do parque? Com certeza haverá desmatamento, caças predatórias, invasão de território…. E o mais importante, o Parque Nacional do Iguaçu, a Serra do Mar e o Sul do Paraná, são os últimos remanescentes das nossas florestas, o resto… plantação e pasto e ocupação humana. Foi uma grande luta dos ambientalistas do Paraná, inclusive do maior deles Roberto Ribqs Lange, que enfrentou com sua família, várias ameaças de morte, mas conseguiu junto as entidades internacionais ajuda para conseguir fechá-lá.
Ha pessoas que nao sabem nada sobre a Estrada do Colono, e de uma forma absurda ficam a fazer comentarios contra a sua reabertura. Sou da regiao sudoeste, conheco o problema de perto, ja transitei muitas vezes pelo Caminho do Colono. Importante saber que, no mesmo Parque Iguacu existem as cataratas, visitadas por milhares de pessoas do mundo todo. La, os animais, a flora, etc., sao preservados com todo o carinho. Como pode uma parte do Parque ser aberta ao publico e a outra, que encurta uma distancia de 120 quilometros, ser fechada por pessoas que desconhecem o caso – in loco -, absurdo sob qualquer ponto de vista. Se reaberta, sera uma solucao merecida por tantas pessoas, as mesmas que vao as Cataratas e valorizam o turismo da fronteira do Parana com Paraguai e Argentina.
E por isso, que o deputado Assis do Couto esta empenhado no projeto da Estrada Parque. Nao e absolutmente por causa das eleicoes que se aproximam, e pela vontade dele e por inumeros pedidos de habitantes da regiao a espera do que outros politicos prometem mas nao realizam. Obrigado, se esta manifestacao tiver a acolhida que acredito deva ter.
Desculpe, mas a estrada do colono não existe mais… há 10 anos deixou de existir… o que vcs falam de reabrir, na verdade, trata-se de derrubar a mata novamente… melhor buscar outras alternativas de renda… esta é a opinião do editor do blog, que nasceu em Planalto e passou pela extinta via com a família na mudança para Foz do Iguaçu.